CapivariNotícias

Concurso público federal do IFSP é questionado

O jornal O Semanário Regional recebeu no dia 30 de setembro, através da sua página oficinal no Facebook, uma reclamação sobre o concurso público federal 146, realizado pelo Instituto Federal Campus Avançado Capivari – IFSP.
Segundo Michely Turcheti – autora da postagem na rede social – a Escola Federal de Capivari teria realizado o concurso público e diversas pessoas não puderam participar. Ela explica que um dos motivos seria que mesmo pagando a GRU – Guia de Recolhimento da União, o nome de várias pessoas não constavam na lista para prestar o concurso. “Após o pagamento da GRU o nome seria incluso automaticamente”, declarou.
Michely afirma também que o portão foi fechado 15 minutos antes do horário e várias pessoas ficaram para fora. “Gente de Marília, Campinas, Monte Mor e Capivari mesmo procuraram a delegacia de polícia onde foi aberto boletim de ocorrência”, acrescentou.
A reportagem d’O Semanário fez contato com a Comissão de Concurso do Instituto Federal, que na quarta-feira (3), encaminhou uma nota de esclarecimento assinada por Edson d’Avila, que respondeu os questionamentos. Confira.
Nota
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, responsável pelo concurso público regido pelo edital nº 146/2012, declara, em resposta aos questionamentos realizados:
De acordo com o edital, os candidatos deveriam efetuar a inscrição e pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU) dentro do prazo estabelecido. Em 31 de julho de 2012, O IFSP divulgou relação preliminar dos candidatos inscritos sendo que, aqueles que não tiveram sua inscrição deferida, poderiam interpor recurso nos dias 1º e 2 de agosto de 2012, por meio de requerimento para revisão do processo de inscrição, disponível no site oficial do concurso. Em 21 de agosto foi divulgada a homologação final das inscrições no site do concurso público e, de acordo com o edital (item 7.4), seria indeferida a inscrição do candidato que não atendesse rigorosamente ao estabelecido no edital. Portanto, cabia ao candidato se ater às regras e datas constantes no edital para fazer qualquer questionamento referente às inscrições.
Ainda de acordo com o edital, os portões seriam fechados 10 minutos antes do início das provas, portanto, 12h50. O IFSP seguiu a norma do edital e, inclusive, possui comprovação de testemunhas (documento assinado) alegando que os horários foram respeitados.
O IFSP ainda não foi notificado oficialmente sobre nenhum boletim de ocorrência realizado em relação ao concurso público.
O IFSP informa, ainda, que o edital é a norma que rege o concurso público e que, ao fazer a inscrição, o candidato concorda com os termos previsto no referido documento, e que deve segui-lo para ter ciência de todas as etapas da seleção.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?