CapivariDestaques

Coronavírus: sem casos na cidade, prefeito de Capivari teme pela ‘saúde’ econômica

Depois da liminar que derrubou o decreto municipal, que flexibilizava a reabertura do comércio em Capivari, o prefeito Rodrigo Proença, emitiu uma carta aberta na última terça-feira (21).

O prefeito de Capivari teme pela ‘saúde’ econômica do município e diz que é preciso que saúde e economia andem juntos.

“Os empresários já deram férias e agora se não tiver a abertura, aviso prévio e mais demissões acontecerão”, alerta Proença.

Confira a íntegra da carta divulgada pelo chefe do Executivo capivariano:

“Bom dia!!!

Estamos há 50 dias graças a Deus sem caso confirmado de Coronavírus e apenas uma pessoa está aguardando o resultado em isolamento residencial.

Capivari se preparou preventivamente com equipamentos de saúde para atender aos nossos munícipes.

O contrato com o Hospital Unimed disponibilizou 10 leitos exclusivos Coronavírus, além dos leitos de UTI disponíveis pelo Estado via CROSS, abertura de 12 leitos exclusivos Coronavírus na Santa Casa, além dos já existentes, adquirimos os testes rápidos, montamos um Centro de Triagem do Coronavírus 24h que permite o fluxo de pacientes com síndrome gripal separado dos demais doentes, diminuindo assim o risco da doença.

Esse espaço começou a atender na segunda feira (13) e até o momento 50 pessoas foram atendidas, um número baixo, graças a Deus.

Esse lugar inclusive é considerado pelos profissionais de saúde como um termômetro do vírus.

Enfim, é aquela questão SAÚDE e ECONOMIA.

A Saúde está controlada e a nossa Economia destruída, muitas pessoas já deram entrada no Seguro Desemprego nas últimas três semanas e a tendência é aumentar com a prorrogação da quarentena.

O comércio aqui é muito forte, temos mais de 1500 estabelecimentos, destes 68% não essenciais e 32% considerados essenciais pelo Decreto Estadual e aproximadamente 15 mil pessoas trabalham diretamente nesses estabelecimentos.

Os empresários já deram férias e agora se não tiver a abertura, aviso prévio e mais demissões acontecerão.

Vejo aqui e sinto um aumento de desempregados e de pacientes procurando atendimento na unidades de saúde, não com os sintomas de COVID-19 e sim de depressão e crise de ansiedade.

Respeito rigorosamente as recomendações da OMS – Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo, defendo o isolamento, principalmente aos idosos com mais de 60 anos e das pessoas com doenças crônicas.

Respeito os Decretos do Governo do Estado e espero também ser respeitado, principalmente quanto a peculiaridade da nossa capacidade de organizar a Saúde com antecedência, evitando a disseminação do vírus.

Em razão disso, não é razoável que continuemos com a economia parada nesse momento que não temos nenhum caso confirmado de coronavírus.

Fiz um Decreto de Flexibilização de Abertura do Comércio, tomando todos os cuidados necessários, exigindo dos estabelecimentos adequações que seriam analisadas e avaliadas antes da abertura.

Ontem (20), depois de uma provocação do Ministério Público o juiz concedeu tutela de urgência para SUSPENDER o Decreto Municipal n° 6993/2020 que determinou o funcionamento de atividades não essenciais durante a pandemia do novo Coronavírus.

Espero que o Governo do Estado reveja essa medida e LIBERE a ABERTURA do comércio o mais rápido possível, respeitando todas as normas sanitárias, levando em consideração a estratégia de saúde, a estrutura hospitalar e o número de casos de COVID-19 na nossa cidade.

Caso isso não ocorra, a Prefeitura de Capivari irá recorrer da decisão em primeira instância.

Vamos continuar no enfrentamento do Coronavírus, preservando vidas, empresas e empregos!

Forte abraço!!!

Rodrigo Proença”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?