NotíciasRafard

Cras desenvolve trabalhos sociais para crianças, jovens, adultos e idosos

07/10/2015

Cras desenvolve trabalhos sociais para crianças, jovens, adultos e idosos

Programa foi inaugurado na cidade no ano passado e vem se solidificando a cada dia, segundo o Departamento de Assistência Social
cras
Usuários do Cras participam de atividades divididos em grupos por faixa etária (Foto: Divulgação/Pref. Rafard)

RAFARD | Inaugurado em 2014, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), órgão ligado ao Departamento de Assistência Social, teve ótima aceitação entre os rafardenses, segundo a Prefeitura. Com objetivo de ofertar serviços de proteção básica para a população em vulnerabilidade e risco social, o trabalho vem se solidificando a cada dia e já atendeu a muitas pessoas, desde crianças até idosos.

Para facilitar o trabalho dos profissionais e atingir o público com eficiência, o governo municipal dividiu os usuários do sistema em grupos, de acordo com a Tipificação Nacional do Serviço Socioassistencial e com a faixa etária: “Viver a Melhor Idade” (acima de 60 anos), “Renda Cidadã” (acima de 18 anos),” Grupo Infantil Socioeducativo (8 a 14 anos) e “Ação Jovem” (15 a 18 anos).

Cada grupo tem um dia específico. Às segunda-feira, os idosos participam de reuniões das 14h às 16h. Momentos reflexivos, saúde do idoso, estímulo da memória e autoestima, convivência comunitária e familiar e atividades recreativas fazem parte do cronograma. Na próxima semana, o grupo receberá uma estudante de Nutrição que irá falar sobre a importância da saúde, tendo por base uma alimentação correta.

Todas as terças-feiras, das 13h30 às 15h, acontecem os encontros do “Renda Cidadã”. O grupo é formado por mulheres e trabalha com ações socioeducativas com o objetivo de promover o desenvolvimento e a autonomia. Segundo o Departamento de Assistência Social, a iniciativa é importante tanto para o estímulo às famílias quanto para o crescimento e desenvolvimento do município.

Às quartas-feiras, das 14h às 15h30, o grupo “Ação Jovem” vem ganhando destaque com atividades inovadoras. No último mês, por exemplo, os adolescentes iniciaram a produção de um jornal contando parte da história de Rafard, desde aspectos culturais até pontos como a saúde, o esporte e os direitos dos cidadãos. O material está sendo finalizado e deverá ser distribuído em breve.

O Grupo Infantil Socioeducativo se reúne todas as quintas-feiras, das 9h30 às 11h (11 a 14 anos) e das 13h30 às 15h (oito a 11 anos). Com uma temática mensal, as crianças e jovens podem complementar seus conhecimentos com foco em assuntos atuais e de suma importância. De acordo com a pasta, no último mês, o tema trabalhado por eles foi “Higiene e Cuidados com Corpo”.

Além das atividades realizadas dentro do Cras, que fica na antiga Estação (Avenida São Bernardo), os grupos ainda participam de viagens e festas, como comemorações de aniversário. Segundo a diretora do Departamento de Assistência Social, Nádia Quadros, esta é mais uma forma de estimular a convivência, a integração e a descontração entre os usuários do programa.

“Estou muito satisfeito com o grande trabalho social que vem sendo feito na cidade. Nosso Cras é uma referência para os outros municípios”, diz o prefeito César Moreira (PMDB). “Fico muito feliz em ver que estamos realizando grandes trabalhos em prol do crescimento de Rafard.” Mais informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Cras de Rafard podem ser obtidas pelo telefone 3496-3718.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?