ArtigosFalando de Vinho

Curiosidades sobre a uva Tannat

O nome da uva tem origem na língua Occitana, do sul da França, derivando de Tanat. “Tan” vem de tanino;
Recebeu essa denominação provavelmente devido a sua coloração escura e de sua riqueza natural de taninos, sendo uma das castas com maior carga tânica de todo o mundo, ao lado da uva Baga.

Pertence à família de uvas chamadas de Cotoïdes, um grupo de variedades de uvas com origem no sudoeste da França. Foi nos tempos romanos, a mesma família das castas Mansengs, Ugni Blanc e Malbec.

No Uruguai, a Tannat amadurece no meio do verão, normalmente em fevereiro antes das habituais chuvas de verão, tem ciclo intermediário, ou seja, amadurece antes da Cabernet Sauvignon e após a Pinot Noir, por exemplo.

Foto: Reprodução internet

 

A uva Tannat, é conhecida também como Madiran devido a sua origem, e por muito tempo foi chamada de Harriage – homenagem a Pascual Harriage, que introduziu a cepa no Uruguai.

Além da França e do Uruguai, não são muitos os países que cultivam a Tannat. Somente conseguimos vinhos do Brasil, Argentina, Estados Unidos, Chile, Bolívia, Itália, Austrália, Peru e África do Sul.

Os vinhos tintos elaborados com a casta Tannat são excelentes opções para serem degustados e apreciados em momentos gastronômicos, sendo uma ótima alternativa para acompanhar cortes de carne, como por exemplo, a famosa parrilla uruguaia.

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?