CapivariNotícias

Defesa Civil trabalha em estado de alerta devido aos baixos níveis de umidade

Devido aos baixos níveis de umidade do ar registrados nas últimas semanas, a Defesa Civil de Capivari alerta a população para prevenção de doenças respiratórias, nesses dias secos de inverno. A forte massa de ar seco que está estacionada sobre o Estado de São Paulo, fez com que a umidade relativa do ar chegasse aos 19% em Campinas na quarta-feira (22), de acordo com a Defesa Civil regional.
Em Capivari a umidade chegou ao índice de 20%. Baixos índices também foram registrados em outras dez localidades próximas, que também declararam estado de alerta.
O pesquisador do Cepagri Jurandir Zullo afirmou que a tendência é de tempo seco até setembro. “Essa época é normal não chover mesmo.” Em Capivari, não chove há 35 dias.
Como não há previsão de chuva até o final de semana, a umidade relativa do ar pode cair ainda mais.

Cuidados a serem tomados
• com a baixa umidade relativa do ar é preciso se hidratar ainda mais e evitar a prática de exercícios físicos de exposição ao sol e ao ar livre principalmente entre as 10h e 16 horas;
• umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.
• sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas e outras.
• consumir no mínimo dois litros de água diariamente;
• evitar aglomerações em ambientes fechados;
• usar soro fisiológico para olhos e narinas.
De acordo com o pesquisador do IAC – Instituto Agronômico de Campinas, Gabriel Constantino Blain, o estado é de alerta e pode piorar caso os números se mantenham em queda. “O ideal é que a taxa de umidade seja superior a 60%. Se ficar entre 30% e 60% a situação é considerada aceitável, mas abaixo disso essa faixa é de atenção. Se for abaixo de 20%, como aconteceu na região, é caracterizado estado de alerta, porque quando o número é inferior a 12%, podemos constatar estado de emergência”, explicou.
Informações o contato com a Defesa Civil de Capivari é o telefone 3492-3186 ou pelo 199.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?