NotíciasRafard

Depois das reclamações de mau cheiro, prefeitura realiza manutenção na ETE

Depois das reclamações de mau cheiro, prefeitura realiza manu-tenção na ETE
Limpeza aconteceu na última semana (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

Após constantes reclamações dos moradores que residem próximo à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim São Carlos, a Prefeitura de Rafard realizou nesta semana, a limpeza do local.

A manutenção foi feita através de caminhões de sucção e deverá ser periódica para diminuir o mau cheiro.

A rede fica na avenida Irmãos Moreira, próximo ao almoxarifado municipal.

Segundo a prefeitura, o serviço foi contratado com recursos próprios e abrangeu a limpeza do lodo da rede de tratamento de esgoto, visando retirar principalmente a matéria orgânica e outras substâncias do esgoto bruto, de forma a proteger o meio ambiente e a saúde das pessoas.

“Vale citar que o lodo gerado no decantador é constituído de impurezas retiradas durante o tratamento de água e de produtos de coagulação”, destaca a nota do governo municipal.

Depois das reclamações de mau cheiro, prefeitura realiza manu-tenção na ETE
Limpeza aconteceu na última semana (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

O chefe do departamento de Meio Ambiente de Rafard, Guilherme Pagotto, explica que o principal motivo de possíveis entupimentos são os materiais lançados de forma irregular no sistema de esgoto: gordura (que se solidifica), pedra, plásticos, pedaços de madeira e de colchão, por exemplo.

Segundo Pagotto, são materiais que jamais poderiam estar na tubulação de esgoto, daí a importância da conscientização e respeito com o meio ambiente.

“Cada vez mais, a sociedade como um todo vem se conscientizando dos problemas que os resíduos gerados durante os tratamentos de água e de esgoto podem causar ao meio ambiente. Dar-lhes destino adequado, de forma a minimizar os impactos ao ambiente e à saúde do homem, é, sem dúvida, essencial”, explica.

ETE

O lodo gerado durante o tratamento do esgoto doméstico tem características diferentes dos gerados nas estações de tratamento de água.

Enquanto no tratamento de água normalmente se utilizam produtos químicos, no tratamento de esgoto doméstico o processo é realizado biologicamente.

A Prefeitura de Rafard assume o compromisso com a população, contratando empresas responsáveis para destinar todo o resíduo aos locais adequados e colaborando para que a água retorne às torneiras na sua forma inodora, incolor e insípida.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?