Capivari

Deportivo Rafard e Vila Nova ficam com as últimas vagas para as oitavas de finais e chaveamento da segunda fase do Campeonato Amador é definido

No domingo, dia 22, aconteceram os últimos quatro jogos da primeira fase do Campeonato Amador de Futebol 2023, definindo os dois últimos classificados às oitavas de finais do torneio.

Deportivo Rafard e Vila Nova garantiram suas vagas de acordo com os critérios do regulamento técnico da competição, enquanto o Nova Esperança acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão na próxima temporada.

É importante destacar que o Artigo 3º do Campeonato Amador de Futebol 2023 determina o critério de classificação dos dois melhores terceiros colocados do torneio no seguinte trecho “[…] os 02 (dois) maiores pontuadores gerais, com exceção dos 02 (dois) líderes de cada Grupo, estarão classificados para a Segunda Fase também.

As 02 (duas) vagas não descritas como “diretas” estão reservadas primeiramente a terceiros colocados de seus respectivos grupos sobre os quartos e quintos”. De acordo com a Secretaria de Esportes, o documento esteve disponível às equipes participantes desde o início do torneio. Confira o que de melhor rolou pelos gramados da cidade no último domingo:

Vila Nova FC 0 x 5 América FC

Em jogo que aconteceu às 10h30 no Estádio Fernando de Marco e que teve transmissão dentro do programa “Apito Inicial”, com Célio Amorim, Leonardo Nocete e Thalles Cristiano, o América FC encerrou a primeira fase com chave de ouro, aplicando grande goleada sobre o Vila Nova FC. Com gols de Luís Melo, Saviola, Juninho e dois de Bruno, a equipe vermelha e preta venceu por 5-0 e garantiu a ida às oitavas de finais como primeiro lugar do grupo A. O Vila Nova já entrou em campo classificado, devido a combinação de resultados e agora enfrenta a equipe do Ativa FC nas oitavas, já o América duela contra o Venezia FC por um lugar nas quartas.

Deportivo Rafard 1 x 1 Nova Esperança

Em partida que valia a classificação para o vencedor, Deportivo Rafard e Nova Esperança se enfrentaram no estádio Fernando de Marco às 08h20, em embate válido pelo grupo G. A equipe rafardense abriu o placar com gol de Marco, porém o Nova Esperança foi capaz de empatar nos momentos finais da partida com gol de Alan, em jogo nervoso com teve três expulsões. O placar final de 1-1 acabou eliminando a equipe do Nova Esperança, que nos critérios de desempate ficou na terceira posição de sua chave por ter menos saldo de gols que Atlético Guerreiros e Deportivo, e apenas cinco pontos ganhos, não sendo o suficiente para garantir uma vaga como segundo melhor terceiro colocado. Portanto, o Nova Esperança é a 13º e última equipe rebaixada para a Segunda Divisão de 2024.

Força Jovem FJU 4 x 3 Irmandade Fut

No jogo com mais gols do último domingo, Força Jovem FJU e Irmandade Fut se enfrentaram às 08h20 no estádio Jair Forti em Rafard. As equipes já estavam eliminadas mas fizeram questão de cumprir tabela com uma grande partida, o Força Jovem marcou com Carlos, Hugo e duas vezes com Thomas, para garantir a vitória por 4-3. O Irmandade descontou com gols de Alex, Bruno e Du, encerrando a sua participação no Campeonato Amador de Futebol 2023 com um ponto ganho, enquanto o Força Jovem termina na terceira posição do grupo C com três.

São Luiz 5 x 1 Romano Jr.

O São Luiz buscava um importante feito diante do Romano Jr. em partida que aconteceu às 10h30 no estádio Jair Forti, podendo se juntar ao Ativa FC e se garantir como apenas a segunda equipe classificada com 100% de aproveitamento na competição. Logo no início, ficou claro que o São Luiz estava focado nesse objetivo, conseguindo uma grande vitória diante do Romano Jr. com gols de Patrick, Nailson, Caique e dois de Marcos. O Romano, que já havia sido rebaixado devido ao revés na rodada anterior, descontou com Mailson. A equipe do São Luiz agora enfrenta o Beira Rio FC nas oitavas de finais.

Após a conclusão da primeira fase do Campeonato Amador de Futebol 2023, as 13 equipes rebaixadas para a Segunda Divisão do futebol amador 2024 são as seguintes:

-São Bento FC
-União FC
-Ajax FC
-Atlético Capivariano
-Força Jovem FJU
-Irmandade Fut
-Atlético Mombuca B
-EC Romano Jr.
-Palmeirinha
-Sport Capivari
-Ribeirão FC
-Nova Esperança FC
-Aston Villa FC

Os duelos das oitavas de finais também já estão definidos, com horários e locais sujeitos à mudanças; confira:

-América FC vs. Venezia FC – Estádio Fernando de Marco – 08h20 – 29 de Outubro
-Central FC vs. Vera Cruz FC – Estádio Jair Forti – 08h20 – 29 de Outubro
-Ativa FC vs. Vila Nova FC – Estádio Fernando de Marco – 10h30 – 29 de Outubro
-Internacionali vs. MM Souza/Estação – Estádio Jair Forti – 10h30 – 29 de outubro

-São Luiz vs. Beira Rio FC. – Estádio Fernando de Marco – 08h20 – 05 de novembro
-Atlético Guerreiros vs. Santa Rita FC. – Estádio Jair Forti – 08h20 – 05 de novembro
-Boca Juniors vs. Aliança Atlética Rafardense – Estádio Fernando de Marco – 10h30 – 05 de novembro
-EC Deportivo Rafard vs. Atlético Mombuca A – Estádio Jair Forti – 10h30 – 05 de novembro

A primeira fase do maior Campeonato Amador de Capivari de todos os tempos teve 46 jogos até aqui, que geraram 167 gols marcados, o que representa uma média de 3,66 por partida. O melhor ataque do torneio até o momento é do América FC, com 14 gols marcados, enquanto a melhor defesa até aqui é a do EC Deportivo Rafard, com apenas um gol sofrido. Na artilharia, Rafinha do Internacionali está empatado com Giovani Berganton do Ativa FC, cada um foi para as redes em cinco oportunidades.

Para saber mais sobre outros projetos e torneios organizados pela Secretaria de Esportes, o telefone (19) 2146-1525 e (19) 3492-8881 (WhatsApp), está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?