Capivari

Desenvolvimento Social participa de capacitação para implantação do Programa Criança Feliz

17/08/2017

Desenvolvimento Social participa de capacitação para implantação do Programa Criança Feliz

criancafeliz

CAPIVARI | Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social de Capivari participaram de uma capacitação sobre o Programa Criança Feliz, durante os dias 07 e 11 de agosto, na capital paulista. O intuito é a implementação do projeto que busca promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Este foi o segundo encontro realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e contou com a presença de 27 municípios paulistas.

O trabalho deverá ser realizado por meio de visitas domiciliares, quando poderão ser proporcionadas atividades, ações que buscam o desenvolvimento intelectual, emocional e social, brincadeiras, orientações sobre fortalecimento de vínculos, entre outros.

A família

Pesquisas nas neurociências têm aprofundado o entendimento sobre a importância dos vínculos afetivos e dos cuidados nessa fase da vida. Estudos já apontavam a importância dos vínculos, da família, dos cuidados, do brincar e de se oportunizar a criança, em seus primeiros anos de vida, a possibilidade de se desenvolver em um ambiente familiar com segurança e proteção. Destacaram também os possíveis efeitos decorrentes da separação das crianças de suas famílias e da privação dos vínculos afetivos significativos na primeira infância, quando cuidados substitutivos de qualidade não são assegurados.

Os estudos no campo das neurociências também mostraram que a comunicação dos pais ou responsáveis com a criança e a sensibilidade às suas necessidades emocionais têm papel importante no desenvolvimento cerebral e podem até mesmo diminuir possíveis impactos negativos no desenvolvimento infantil decorrentes da vivência em condições adversas, como a situação de pobreza.

Diversos países têm adotado as visitas domiciliares individuais como estratégia para apoiar as famílias no exercício de sua função, estimular o desenvolvimento integral, fortalecer vínculos e reduzir desigualdades de acesso de famílias em situação de pobreza ou vivendo em locais isolados, por exemplo.

Objetivo do Programa Criança Feliz

O Programa Criança Feliz tem como objetivos:

– Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;

– Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;

– Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de 6 anos de idade;

– Mediar o acesso da gestante, de crianças na primeira infância e de suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem;

– Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

Pessoas atendidas

O programa prioriza crianças e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, como: gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada; crianças de até 72 meses afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no Art. 101, caput, incisos VII e VIII, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?