Capivari

Dia da Consciência Negra é celebrado na Praça Central

As comemorações pelo “Dia Nacional da Consciência Negra” aconteceram nesta quarta-feira, 20, às 15h, na Praça Central. O evento foi realizado pela Secretaria da Cultura e Turismo, em parceria com a Ong Cultural Guaiá.
Danças, músicas, exposições e homenagens foram as atrações do dia. O grupo de pagode “Ousadia”, de dança “Krump”, o “Batuque de Umbigada” e a bateria da Ong Guaiá comandaram animação no local.
Neste ano, os organizadores da festividade promoveram, pela primeira vez, a entrega do prêmio “Mário Caxias” – que leva o nome de um dos mais antigos batuqueiros de Capivari. Este foi um dos momentos mais importantes da celebração, quando foram entregues as homenagens. O artista João do Carmo Barros, Dona Toninha e Anicide Toledo são os nomes que receberam destaque na ocasião.

Homenagens
O vereador Gillys Esquitini Scrocca (PTB) é o autor do Projeto de Lei 047/2013, que institui Homenagem especial ao Afro-Descendentes Homem e Mulher mais idosos, residentes em Capivari. O PL foi apresentado na 42ª Sessão Ordinária, na segunda-feira, 18, no Plenário da Câmara Municipal de Capivari. Ele será votado na próxima semana. A homenagem ocorrerá sempre no dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra.
Dr. Gillys (PTB) comenta que essa data é muito importante para o município e que o projeto de lei será de grande valia para os afro-descendentes. “Nós propusemos que todo ano, os afro-descendentes masculino e feminino mais idosos participem de uma solenidade oficial no município. Ela servirá para incentivá-los a transmitir seu conhecimento de vida e para que nós possamos aprender mais sobre a importância do afro-descente no município”, comentou.
O vereador ainda lembra que os afro-descendentes trouxeram à população brasileira muitas riquezas. Ele cita a gastronomia, usos e costumes e a miscelânia de novas culturas. “Destaco as riquezas que nossos afro-descendentes nos deixaram em várias áreas. Lembro-me de algumas aqui, como por exemplo, a gastronomia, os usos e costumes e outras culturas. Vale lembrar também da denominada Mãe de Leite, senhoras afro-descendentes que cuidavam de nossas crianças e as amamentavam”, ressalta.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?