Rafard

Dia da Madroeira

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

Neste ano teremos muitas atividades para marcar o dia de Nossa Senhora de Lourdes, a madroeira de nossa cidade e de nossa paróquia. Vários padres que por aqui passaram estão marcando suas presenças nesta semana de festejos: Pe. Caroni, Pe. Sérgio, Pe. Kleber, Pe. Inácio e Pe. Renato Lucchi. As diversas equipes se reuniram muitas vezes e estão oferecendo o melhor de cada uma delas para que a festa tenha o brilho e o resultado esperados, tanto na participação popular quanto nos recursos para a substituição da torre.
Este sábado de feriado municipal começará, às 8h, com a missa por todos os que por aqui passaram e já faleceram: Padres, religiosas, leigos e leigas, iniciando pelos franceses fundadores de Rafard. Logo após, teremos o café comunitário, onde cada um oferece algum alimento ou bebida e se serve daquilo que os outros trazem. A partilha é sempre milagrosa, pois aumenta nossa participação comunitária e diminui a distância entre as pessoas. O pouco de cada um quando unido se torna muito.
Uma padaria está fazendo o Bolo de Nossa Senhora de Lourdes que será abençoado, às 9h, com a água trazida de Lourdes, do mesmo local onde Nossa Senhora ordenou a Bernadete que cavasse a terra, da qual surgiu uma fonte com água milagrosa, para a qual acorrem doentes do mundo inteiro. Com essa mesma água, faremos os batizados, às 10h. O Batismo nos introduz na intimidade divina. No final da celebração, vamos consagrar as crianças batizadas à proteção de Nossa Senhora de Lourdes.
Na Capela Santo Antônio, às 17h30, faremos a coroação da imagem de nossa madroeira pelo rei e pela rainha da festa. Com a coroação manifestamos nosso amor aquela que é rainha, mãe e intercessora nossa junto a Deus. Um grupo de crianças da Catequese está preparando uma belíssima homenagem a Nossa Senhora de Lourdes. Em seguida, o andor será transportado na procissão, na qual serão intercaladas músicas tocadas pela Banda Bamadós de Capivari com cantos e orações.
Por volta das 18h30, faremos a Missa Solene rezando por todos os que construíram e constroem a nossa paróquia em seus quase 90 anos de criação. Acolheremos as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do município de Rafard, ao som do Hino de Rafard. Às 20h, iniciaremos a quermesse, com comidas, bebidas e música ao vivo, em show coordenado pela Rádio R, da qual a paróquia é parceira na festa deste ano. Às 20h30, poderemos apreciar o show pirotécnico.
No salão paroquial e ao lado dele, às 20h45, teremos o jantar fechado que tem como prato principal o t-bone (bistecão), acompanhado de arroz branco, salada mista, mini-filão, vinagrete e laranja. Os convites, vendidos a R$ 30,00 cada, estão se esgotando e provavelmente não teremos para vendê-los na hora. Devido ao espaço pequeno, não temos condições de atender, ao mesmo tempo, mais de 500 pessoas para o jantar. No almoço do porco com rolete vieram mais de 250 pessoas de outras cidades.
A festa continuará no domingo, com missas às 8h na Aparecida e às 9h30 e às 19h em nossa Matriz. Teremos uma missa extra, às 15h, celebrada pelo Pe. Renato Lucchi para pessoas de São Paulo e de Itapecerica da Serra que estão vindo participar no almoço. Às 10h30, teremos o leilão de gado. A festa será encerrada com a quermesse a partir das 20h e com show ao vivo. Desde já, muito obrigado aos que estão colaborando e participando nos festejos. Que Nossa Senhora de Lourdes abençoe a todos e a todas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?