CapivariRafardRegião

Dia das Mães é comemorado neste domingo

A história começa quando as amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, americana que passou por um processo traumático e depressivo após perder a mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país, fizeram uma festa em homenagem a sua mãe. A festa fez sucesso. Em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se espalhou pelo mundo todo.
Mas as mães são homenageadas desde os tempos mais antigos. Os povos gregos prestavam culto à mãe dos deuses, Réia. Na Idade Média, os trabalhadores que moravam longe de suas famílias, ganhavam um dia para visitar suas mães. Dia esse que os ingleses chamavam de “mothering day”.
Mãe é a mulher que gera e dá à luz um filho, mas também pode ser aquela que cria um ente querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção.
Com o passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos sempre compram presentes para agradá-las e para agradecer toda forma de carinho e dedicação que recebem ao longo da vida.
Quase todas as mães devem receber algum mimo neste ano. Dentre jóias, roupas, perfumes, calçados, acessórios, eletrodomésticos, eletrônicos, o presente mais comprado para as mães, é, sem sombra de dúvida, disparado na preferência, as roupas e os sapatos. Segundo produto mais vendido são os perfumes e os cosméticos.
Cada vez mais os filhos procuram algo mais pessoal para presentear suas mães, como os perfumes. Em algumas lojas são vendidos em kits que em alguns casos vem com Bride.
Produtos para casa e cozinha fazem parte de um segmento que continua forte, mas é possível observar que cada vez menos os filhos escolhem eletrodomésticos para dar de presente no dia das mães, mesmo com as promoções que as lojas desse setor fazem e a facilidade nos crediários.
Os produtos eletrônicos como celulares e notebooks, têm crescido significativamente neste mês. Seguido de outros, como relógios, flores e cestas, que são em número menor.
Depois do Natal, o dia das mães é a data mais importante para vendas no comercio.
A Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), informa que a expectativa de aumento para as vendas neste ano no dia das mães é de 10,17%.
Comparando a quantidade de dias do ano de 2011, 2012 já equiparou em valor, por ter mais quatro dias para as compras. Acredita-se que esse número de vendas irá aumentar.
Em uma pesquisa feita pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), “o Dia das Mães promete ser bom, pois cerca de 20% das compras serão de bens duráveis, perdendo apenas para roupas e calçados, com a ajuda do clima frio”, comenta Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Dicas
O Procon de Capivari preparou algumas dicas importantes para os consumidores, especialmente para os que desejam acertar no presente e não errar na hora de pagar.
No caso da compra a prazo, o lojista deve informar quais são os juros praticados, o número de parcelas e o valor total das prestações. Caso a empresa aceite como forma de pagamento cartão de crédito e débito, essa não pode estabelecer valor mínimo para pagamentos. O fornecedor tem o direito de aceitar ou não pagamentos com cheque e cartão. No entanto, a partir do momento que essas modalidades são aceitas, o lojista não pode fazer restrições, como a de não aceitar cheques de contas recentes, por exemplo.
Bom lembrar que na compra de qualquer produto, como roupas e sapatos, o consumidor deve exigir que a empresa anote na nota fiscal o prazo para troca, bem como as condições em que irá realizá-la, pois estabelecimento não é obrigado a efetuar a troca do produto.
Já se o presente escolhido for produto eletrônico, o consumidor deve exigir o manual de instrução. Em caso de haver garantia contratual, deve exigir o termo de garantia datado e assinado pela loja, bem como a nota fiscal, que deve conter a descrição completa do item, e as condições de pagamento, data de entrega, instalação e, valor do frete, se houver.
Exigência de nota fiscal é um direito do consumidor e dever do fornecedor. Caso o produto adquirido venha a apresentar alguma disparidade, vício ou defeito, é por meio da nota fiscal, que se pode exigir direitos.
E para quem deixou as compras dos presentes para a última hora, o comércio ficará aberto nesta sexta-feira, normalmente até às 18h e, no sábado, o horário se estende oficialmente até às 18h, mas o movimento pode obrigar os comerciantes a irem mais tarde para casa.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?