NotíciasRegião

Dia mundial do rádio é celebrado pela Unesco

É celebrado hoje (quarta-feira, dia 13) pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), maior apoiadora da iniciativa, o Dia Mundial do Rádio. A data foi nomeada em 1946, logo após o fim da segunda guerra mundial, porém instituída oficialmente em 2011.
Após um século de sua criação, o rádio mantém-se firme com sua posição de ser o segundo meio de comunicação mais usado na ininterrupta evolução da tecnologia, e mostra-se adaptável em cada uma das várias situações domiciliares. Por se tratar de um meio democrático, assim regido por leis, a sobrevivência do rádio é fundamental para informar todas as camadas sociais e levar as transformações ocorridas em qualquer parte do mundo ao público ouvinte.

Popular
O rádio continua sendo um dos principais veículos de informação dos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), o rádio está presente em 88,1% dos domicílios do País, perdendo apenas para a televisão, com 97%.
O País tem aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio em funcionamento, incluindo emissoras comerciais AM e FM e rádios comunitárias. O número é mais que o dobro do registrado há dez anos, segundo dados do Ministério das Comunicações. Nos estados de São Paulo e Minas Gerais estão concentrados os maiores números de emissoras, com 1,4 mil e 1,3 mil, respectivamente.

Região
Rafard abriga apenas uma rádio comunitária, a R FM, que está na frequência 107,9 mHz e conseguiu sua licença de funcionamento definitiva, conforme determinação do Ministério das Comunicações, publicada no dia 28 de fevereiro de 2012. Diariamente, os ouvintes têm à sua disposição programas com repertório variado de músicas, entretenimento e informações sobre a cidade, a região, notícias nacionais e internacionais, utilidade pública, entrevistas com gente da terra e esportes.
Já em Capivari, são 3 rádios. A rádio comercial Raízes FM 98,7, Cacique AM e a rádio comunitário Alternativa FM 106,3 mHz.

No Brasil
Como meio de comunicação, o rádio chegou ao Brasil em 1922, pelas mãos do cientista e educador Edgard Roquette Pinto. Ele fez a primeira transmissão no dia 7 de setembro daquele ano, durante a inauguração da exposição internacional comemorativa do Centenário da Independência. Menos de um ano depois, em 20 de abril de 1923, entrava no ar a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje Rádio MEC, atualmente integrante das rádios da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

UNESCO
Fundada com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo, através da educação, da ciência, da cultura e das comunicações, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, firmou sua sede em Paris, na França, e passou a atuar em mais de 112 países.
A Unesco colabora para a formação de professores e contribui para a construção de escolas e à doação de equipamentos necessários para o seu funcionamento, além de promover atividades culturais para as comunidades valorizarem seus patrimônios culturais através da preservação das entidades culturais e tradições, assim como a promoção dos livros e a leitura.
Além do mais, a Unesco promove a livre circulação de ideias por meios audiovisuais, fomenta a liberdade de imprensa e a independência, o pluralismo e a diversidade dos meios de informação, através do Programa Internacional para a Promoção da Comunicação.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?