Rafard

Diabéticos sofrem com falta de fitas há dois meses Os cerca de 300 diabéticos que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm enfrentado dificuldades para tratar a doença. Os pacientes reclamam que as fitas de teste de glicose, que servem para monitorar o nível de açúcar no sangue, estão em falta na farmácia da Unidade Mista de Saúde (UMS) há cerca de dois meses.

 

Os cerca de 300 diabéticos que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm enfrentado dificuldades para tratar a doença. Os pacientes reclamam que as fitas de teste de glicose, que servem para monitorar o nível de açúcar no sangue, estão em falta na farmácia da Unidade Mista de Saúde (UMS) há cerca de dois meses.

 

Para conseguir medir a glicemia, a alternativa aos diabéticos é comprar as fitas, mas nem todos têm condição para isso. O custo da caixa com 25 unidades varia entre R$ 50,00 e R$ 80,00, em média. Sem o controle do nível de açúcar no sangue, o paciente pode ter graves complicações de saúde.

 

O problema foi causado, segundo a diretora de Saúde, Maria Aparecida de Oliveira da Silva, a dona Cidinha, porque a empresa que venceu a licitação para fornecimento das fitas, no início deste ano, não entregou os produtos. “A informação que obtivemos foi a de que a empresa não possui estoque do material para entregar e que o mesmo estava em processo de liberação na alfândega”, diz.

 

Segundo a diretora, a situação deve ser normalizada em menos de uma semana. “A Diretoria de Saúde, juntamente com o Departamento Jurídico e o prefeito Márcio Minamioka [PMDB], decidiu abrir uma sindicância para o cancelamento da compra desses itens e até multar a empresa. Mas, paralelamente, pensando na saúde de nossos rafardenses, já acionamos novamente o setor de compras e, em regime de urgência, vamos adquirir novas fitas, para normalizar a distribuição. A compra já foi realizada. Há um prazo útil de cinco dias para a entrega destas novas fitas pela empresa fornecedora”, garante.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?