RafardRubinho de Souza

Do Fundo do Baú Raffard

19/05/2017

Do Fundo do Baú Raffard

Na foto o time – UAFC União Agrícola FC (Saltinho). Em pé: Rubens Butinhão – Dico – Faria – Braga – Eduardo Piazentim e Japão; Agachados: – Mario Testa – Francisco Gabacci – Milton Gavião – Mundinho e Mazzola.

Meu avô, Francisco Gabassi, morou muito tempo na Fazenda São Bernardo e tinhas duas paixões: O Ademar de Barros e o Palmeiras. Quando eu era criança, fui com ele ver um comício do Ademar de Barros no jardim da praça em Capivari. Tinha gente prá xuxu, mas a certa hora apareceram uns caras cantando: – Varre, varre, vassourinha, e balançando algumas vassouras, que à época era o símbolo da campanha política de Jânio Quadros, feroz adversário do Ademar, saiu uma briga desgraçada, que era só vassoura que voava. Meu avô na confusão, rasgou um paletó de estimação, que até dormia com ele…

Outro caso, aconteceu quando eu já adulto, jogava no time do São Bernardo FC, de centro avante artilheiro e os veteranos do time do Palmeiras vieram jogar aqui contra uma seleção amadora na qual eu era o centro avante…o jogo foi transmitido pela Rádio Cacique, com Dailton Datti na locução. Meu avô me disse: Chico, não vá fazer gol no Oberdan, porque se você marcar gol no Oberdan, vai ficar de castigo…você não entra em casa… E não é que eu fiz um gol no Oberdan? Pois é minha avó me contou que ele, meu avô, chutou cadeira, xingou cachorro e quando eu voltei ele me perguntou: -Porque você marcou gol no Oberdan? Eu não disse que não era para você marcar gol nele? E eu, com medo da reação dele: – Sabe vô, eu errei o chute, fui chutar prá fora, e sem querer foi no gol…

E meu avô meio desconfiado: – Ah bom…então tá…

(Em singela homenagem ao Sr Francisco Gabacci Neto, mais conhecido como “Chiquinho Gabacci”, transcrevo suas estórias contadas no Grupo – Rafard Do Fundo Do Baú)

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?