Capivari

Dom Devair ordena novo padre para a Diocese de Piracicaba

O diácono Claudio Henrique Furlan será ordenado padre da Igreja Católica Apostólica Romana, pelo gesto sacramental de imposição das mãos e prece consecratória do bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, neste domingo (12).

A solene celebração eucarística para ordenação presbiteral acontecerá na Catedral de Piracicaba, a partir das 15 horas (acesse link abaixo para assistir on-line).

Foto: Reprodução internet

Filho único de Dorival Claudio Furlan e Vera Lucia Martinelli Furlan, Claudio Henrique Furlan tem 28 anos e é natural de Piracicaba.

Ele foi ordenado diácono, também pela imposição das mãos de Dom Devair, no dia 1 de agosto de 2021, na Paróquia Santa Cruz e São Dimas. Desde então, tem vivido o ministério diaconal no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres. A vivência do diaconato é uma das etapas que antecedem a ordenação para o exercício do sacerdócio.

Para Claudio, as fases da formação vocacional são oportunidades de perceber a mão de Deus no caminho de cada pessoa.

“A Igreja é muito sábia quando demarca etapas a serem percorridas num caminho vocacional. Não só para os padres.

Na vida religiosa, por exemplo, existem os votos simples, depois a renovação dos votos simples e, por fim, a profissão de fé dos votos perpétuos. No matrimônio também existem etapas.

A Igreja propõe uma bênção para o noivado, acompanha o casal que almeja o matrimônio, depois vem a celebração do matrimônio e a vida após essa celebração. Na vida vocacional presbiteral, que é o meu caso, não é diferente. Também temos etapas.

Nos oito anos de formação, celebramos a admissão às Ordens e também os ministérios de leitor e acólito. Agora, entendo que a ordenação ao presbitério é a Igreja confirmando o sim que o seminarista diz a Deus e à própria Igreja no início do processo vocacional”, explicou.

E acrescentou: “Para mim, esse momento é motivo de alegria e acima de tudo ação de graças a Deus porque a vocação é dom d’Ele que nos chama.

Ela exige o nosso esforço de responder a essa vocação, mas é tudo pela graça do próprio Deus, que vai conduzindo os nossos caminhos.

Quando olho para toda essa história vocacional de oito anos de formação, percebo que de fato é a mão de Deus que nos conduz”.

O lema escolhido pelo diácono Claudio para a ordenação e vida sacerdotal foi retirado do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” (Mc 6,50).

Ele explica o motivo: “Às vésperas da ordenação diaconal, fiquei um pouco temeroso por saber da grande responsabilidade que eu assumia perante a Igreja. Mas eu sentia Deus falando muito forte comigo para ter calma, afinal, foi Ele quem me chamou.

Esse sentimento me acompanhou durante o ministério diaconal, ainda que breve.

Confesso que, inicialmente, eu havia pensado em outro lema presbiteral, mas essa frase do Evangelho é dita por Cristo aos apóstolos que estão na barca em meio a uma tempestade. A Igreja é essa barca.

E mesmo estando nela, podemos ter medos, dificuldades, mas Cristo então se revela e mostra que está sempre conosco. Eu acolhi essa revelação de Deus, de que não há o que temer.

Temores e dificuldades existem, mas é preciso sempre recordar que Cristo está conosco e não há motivos para se ter medo”.

IGREJA EM NOTÍCIAS

CONSULTA – A fase diocesana do Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, continua com o processo de “escuta” do maior número possível de pessoas na região. Qualquer um pode participar respondendo a uma pesquisa de forma on-line, individualmente ou em grupo. Basta acessar este link: https://forms.gle/avPg3wRZFeF9txVG8.

TEOLOGIA – O Curso de Teologia da Diocese de Piracicaba, que foi retomado em outubro de 2021, após um ano e meio suspenso devido à pandemia, está com inscrições abertas para a formação de novas turmas. As aulas terão início em fevereiro. O curso tem duração de quatro anos e a carga horária total é de 360 horas-aula. Interessados devem fazer a inscrição até 15 de janeiro em qualquer paróquia ou procurar a Cúria Diocesana (Av. Independência, 1.146).

MISSÃO – A Diocese irá acolher em 2022 o Curso de Formação Missionária, da Escola de Missiologia da Sub-Região Pastoral Campinas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas on-line (acesse www.emfoco.org.br) ou presencialmente, na Cúria Diocesana (Av. Independência, 1.146, Higienópolis). As aulas serão presenciais, uma vez por mês, aos sábados, de fevereiro a novembro de 2022. O investimento é de R$ 30 mensais (valor que já inclui café da manhã e apostilas).

CAMPANHA – A Diocese e o Exército de Formiguinhas, com apoio do Simespi, realizam a campanha “Feliz Natal com comida no prato!”. Cada doação de R$ 95 garante a uma família carente: cesta básica com “mistura”, brinquedo, saquinho de doces e panettone. Para doar pelo PIX, o CNPJ é 65.679.029.0001-97. Por transferência bancária, Banco Itaú: 341, Ag.: 1616 – CC: 00125-9. Enviar comprovante via WhatsApp: (19) 99600-4362.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?