Editorial

Editorial – Puxão de orelha

Ao longo dos 21 anos, completados na última semana, pregamos tanto a importância de cobrar os administradores públicos e exigir que nossos direitos e o bem estar da população sejam garantidos.
Cobramos serviços de qualidade na saúde, educação, segurança, habitação, cultura, turismo, esporte e tudo mais, para que o bem estar seja uma constante na vida da população, garantido a tão almejada qualidade de vida.
Porém, toda essa luta em defender o direito do cidadão escorre por água abaixo quando você – cidadão – não faz o dever de casa. Não adianta ficar dando puxão de orelha nos administradores públicos, quando há um conflito entre direitos e deveres.
Como cidadão brasileiro não temos apenas direitos, mas deveres para com a nação. Além de lutar pelos direitos iguais para todos, de defender a pátria, de preservar a natureza, de fazer cumprir as leis e muito mais, ser cidadão exige fazer valer seus direitos e deveres civis e políticos. Como? Exercendo a sua cidadania.
Na terça-feira (22), o legislativo rafardense recebeu uma audiência pública para discutir ideias e sugestões quanto à vinda de uma unidade prisional, que será instalada na vicinal que liga Rafard à Porto Feliz.
Vocês sabem quantas pessoas estiveram presentes? Contando com os vereadores, funcionários da Câmara, imprensa e autoridades municipais, pouco mais de 30 pessoas.
Você tem ideia de quanto a cidade de Rafard será impactada com a vinda dessa unidade prisional? Tem ideia de que o município receberá apenas o ônus, pois se benefícios vierem do Governo do Estado, esses ficarão para Porto Feliz, pois o CPP será construído na jurisdição de lá? Sabe que o Centro de Progressão Penitenciária é destinado a presos que cumprem pena em regime semiaberto, quer dizer, podem estudar e trabalhar durante o dia e voltam só para dormir a noite?
Se você sabe de tudo isso, muito bem, tem acompanhado os meios de comunicação da região, que vem divulgando amplamente o assunto, inclusive, divulgou massivamente a audiência pública onde foram discutidos tais assuntos. Se não sabe, bem, você falhou como cidadão que exige seus direitos, mas não cumpre com os deveres.
Na próxima quinta-feira (31), a partir das 19h30, você terá uma nova oportunidade, para um novo assunto. A empresa responsável pela elaboração do Plano Diretor da cidade apresentará no auditório do Centro Cultural “Júlio Henrique Raffard”, informações sobre a cidade e receberá críticas, sugestões e opiniões da população, visando um planejamento para crescimento e desenvolvimento do futuro da nossa querida “Cidade Coração”.
Aproveite a oportunidade e participe, leve o seu desabafo ou elogio, critique, sugira, cumpra o seu papel de cidadão. Contribua para o seu bem estar e de toda população rafardense. Assim, se amanhã algo sair fora do que foi acordado hoje, teremos o direito de cobrar e exigir o que foi prometido.
Faça valer o seu direito!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?