Editorial

Editorial – Se a verdade dói…

Há muito tempo não presenciávamos uma administração tão engajada com o bem estar e progresso da nossa querida “Cidade Coração”.
Saúde, educação, habitação, segurança, empregos, infraestrutura urbana e rural, meio ambiente, esportes, turismo, saneamento básico e administração pública andam de mãos dadas para o desenvolvimento e crescimento tão esperado.
A tão cobrada construção das casas populares já não é mais um sonho. Com empenho da administração municipal, o terreno foi conquistado e centenas de casas construídas para suprir o déficit habitacional da população rafardense.
O que dizer, então, da pavimentação das ruas e cuidados com as estradas rurais? Tudo de primeira, como um tapete vermelho, de dar inveja aos milhares de turistas que aqui se hospedam nos diversos hotéis 5 estrelas, para apreciar as obras da “Caipirinha de São Bernardo”, na casa onde nasceu, para degustar o melhor da culinária caseira, se aventurar nos sítios temáticos e momentos de lazer no Tanque São José ou na Represa Leopoldina.
Rafard, terra rica e hospitaleira, autossuficiente em energia elétrica, produzida pela usina da cidade, que quando optou pela derrubada da casa do fundador Júlio Henrique Raffard, fez uma ótima troca. Ganhou um lindo centro cultural, equipado com tudo do bom e do melhor. E no local onde residiu o fundador, construiu uma usina para produção de energia elétrica com preços mais acessíveis a toda a população.
Fazendo jus ao Hino de Rafard – “teus campos ridentes, de canaviais em flor” – a cidade é uma das mais arborizadas da região, com diversas espécies, que são cuidadas com todo carinho, proporcionando belas vistas e deliciosas sombras, enriquecendo o potencial turístico e bem estar da população.
Investimentos bem feitos na área de educação elevam o nome de Rafard na avaliação do MEC, como uma das cidades mais bem conceituadas, com nota superior à média Brasil. Mais um motivo de orgulho!
A autossuficiência não está só na energia elétrica. O que dizer da tão cobiçada água rafardense, abastecida por diversas nascentes e poços artesianos, que prometem suprir a necessidade do líquido precioso por décadas e décadas? Sem dizer do esgoto 100% tratado, sistema que serve de exemplo socioambiental para diversas cidades do país.
Mas Rafard faz bonito mesmo é nas políticas públicas de gerenciamento do lixo urbano, que parte de uma exemplar coleta seletiva, avançadas operações no aterro sanitário, usina de compostagem, reciclagem e incineração de materiais.
Um município com taxa de desemprego zero, que sofre sim, com a falta de trabalhadores para suprir as vagas de diversas indústrias que aqui se instalaram no rico e bem estruturado distrito industrial; reflexo de um ótimo trabalho junto aos empresários para trazer indústrias que geram empregos e renda.
O alto poder aquisitivo da população, que nos últimos anos viu sua renda per capta saltar de 1 salário mínimo para mais de 5 salários, gerando fluxo no comércio local, chamou a atenção de grandes redes de supermercados, lojas de produtos eletrônicos, agências bancárias e de veículos, que aqui se instalaram, criando total independência da vizinha Capivari, fazendo jus aos 47 anos de emancipação político-administrativa.
Mesmo com esse aumento no poder aquisitivo, a segurança pública se manteve como uma das melhores, com baixo nível de criminalidade, policiais e guardas municipais trabalhando felizes, com salários compatíveis com a função, garantindo a segurança e bem estar de todos.
Não podemos deixar de citar a luta contra a instalação do presídio na vicinal que liga Rafard a Porto Feliz, que abrigaria mais de mil delinquentes, mudando a história das duas cidades. Mas o engajamento e luta da administração municipal em parceria com o município vizinho, espantou essa assombração das terras queridas.
Uma administração que trata com todo carinho e respeito as pessoas que tanto fizeram por essa terra, a terceira idade, merece nosso respeito, afinal, dedica total apoio e incentivo aos idosos, que contam com ônibus para transporte, sede própria com quadra poliesportiva coberta, aparelhos e todo equipamento necessário para manter a qualidade de vida.
Na área da saúde então, tudo caminha a passos largos. Enquanto a UTI da Santa Casa de Capivari, depois de tanto impasse, atende com tecnologia de ponta os pacientes em casos graves, Rafard oferece um dos melhores atendimentos ao usuário, rápido, eficaz e de qualidade. Aparelho de raio-X disponível 24h, médicos de especialidades – fisioterapeuta, psicólogo, dentista, endocrinologista, ortopedista, otorrino, neurologista, etc – a qualquer momento. Sem falar no Programa de Saúde da Família, que depois de inaugurar sua sede, vem atendendo a população preventivamente, auxiliando na busca de mais qualidade de vida.
E as creches, depois de inauguradas, possibilitaram que mais mães se engajassem no mercado de trabalho, na própria cidade, aumentando ainda mais a arrecadação municipal.
Então, por que, e, do que reclamar da nossa querida Rafard? Temos sim, é que agradecer por tantas conquistas e realizações, obras após obras, reformas, áreas de lazer, campos de futebol, quadras poliesportivas, salão de festa comunitário, academias ao ar livre.
Parabenizamos nossos legisladores e administradores públicos por uma cidade linda. Erros existem sim, mas são poucos, abafados pela responsabilidade e respeito com o povo, que faz valer as palavras descritas em nosso glorioso hino “Rafard! És o esplendoroso, exemplo do labor, que anima e enaltece o Brasil”…
“- Ow, acorda, acorda… tá na hora de trabalhar!”
“- Nossa, estava tendo um sonho tão maravilhoso! Mas… era só um sonho!”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?