Editorial

Editorial – Um olhar de fora – Laila Damasceno – Jornalista

Muitas pessoas ainda tratam cidades pequenas como cidades sem problemas. Quem vem de fora, olha e pensa: “Poucos habitantes, poucos problemas. Fácil administração”.
Quando esse mesmo olhar de fora se aproxima não é impossível identificar os mesmos problemas (em menor ou igual intensidade) de uma grande cidade. Irregularidades nas ruas, no saneamento básico, nos investimentos em saúde, esportes…
Em Capivari, Rafard ou Mombuca não é diferente. Os problemas existem, tão graves e tão preocupantes como qualquer cidade. O que diferencia pequenas cidades das grandes cidades são as pessoas. Sim, as pessoas que leem o jornal, as pessoas que procuram os serviços públicos, que tem condições de vida melhores, piores, que só estão à passeio, que vivem há anos na cidade, que acabaram de chegar…
Essas pessoas fazem diferença, pois são para elas que os políticos governam, ou deveriam governar, são elas que elegem, ou deveriam eleger representantes melhores para suas cidades, são essas pessoas que podem, ou poderiam fazer dessas cidades, a cidade tranquila, pacata, amena e cheia de qualidade de vida que aqueles que olham de fora imaginam que seja real.
Não, não é questão de ilusão. Não é questão de se fazer parecer. É questão de fazer valer o que realmente pode ser uma realidade.
Em cidades pequenas a administração pode ser sim mais próxima da população, os moradores tem sim um poder maior, uma voz mais alta. Algumas pessoas, mesmo que poucas fazem questão de fazer a diferença e isso é mais visível, mais palpável, mais eficiente.
São Paulo já viveu uma realidade de crescimento, uma realidade onde famílias saíam do interior e partiam para a capital em busca de uma oportunidade. Hoje é fácil identificar exatamente o movimento contrário. Não só pessoas físicas, mas principalmente pessoas jurídicas estão buscando a clareza, a limpidez de uma cidade em desenvolvimento, estão buscando um lugar onde tenham aquela voz mais alta.
O que estou tentando dizer é que não pode, de jeito nenhum, haver contaminação. Temos um clima e um sistema diferenciado, melhor, mais produtivo. É possível. É real. Quem fala é alguém que já estava muito contaminada e encontrou um lugar com problemas, sim, mas com chances enormes de ser apenas solução.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?