DestaquesRafard

Elite Futebol Clube comemora 46 anos em Rafard

Nesta terça-feira, 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, o Elite Futebol Clube, time rafardense que já teve fama regional no futebol amador, completa 46 anos de fundação. O clube nasceu em 1975, e até os dias de hoje, tem muita história para contar.

Em 46 anos de história, mais de 100 atletas rafardenses, muitos infelizmente já falecidos, mas tantos outros que ainda estão vivos, se recordaram dos tempos da juventude, em que eram jogadores do time oficial do Elite.

O fundador da equipe, Misael Machado, o Misa, como é conhecido, recorda com alegria os momentos de glória e conquistas do time, porém, não esconde a tristeza ao falar dos anos em que os jogos foram diminuindo, até o time acabar de vez, antes mesmo da pandemia.

Os primeiros jogos do Elite eram no campo em frente à Estação Sorocabana, numa área da usina Rafard. Já na década de 1970, o campo foi tomado pela famosa enchente e deixou de existir. Hoje, o local é ocupado pelo depósito de bagacinho da usina.

Misa Machado mostra foto da equipe campeã do amador na década de 80 (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

Outros campos, que hoje também já não são mais utilizados para jogos de futebol, acolheram os atletas do Elite.

Segundo Machado, o auge do Elite foi nos anos de 1979 e 1980, no futebol amador. Na ocasião, o time ficou campeão invicto, sem perder em mais de 15 jogos e disputando com equipes das cidades vizinhas, como Capivari, Elias Fausto, Cardeal, entre outras.

Até 2017, o Elite ainda competia, só que bem diferente do que já foi no passado. Eram apenas jogos comemorativos no aniversário da cidade e no 7 de setembro. Com a pandemia, esses jogos também não aconteceram mais.

Outra marca registrada do Elite eram as festas em comemoração à fundação do time. Churrascos com os antigos jogadores e com as equipes novas que se formavam, se estendiam por um dia inteiro. Misa conta que muitos convidados, de toda a região, esperavam pelo churrasco anual do Elite.

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?