CapivariNotícias

Emenda que prevê o aumento do número de vereadores é aprovada em primeira discussão

Emenda à LOM para aumentar de 9 para 13 o número de vereadores foi aprovada em primeira discussão

A Câmara aprovou por unanimidade, em primeira discussão, na sessão de segunda-feira, 22, emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) que altera, já para as eleições de 2012, o número de vereadores de nove para treze. A proposta depende ainda de uma segunda votação, programada para a sessão do dia 5 de setembro.
De acordo com o Legislativo, a mudança é permitida por lei e está baseada na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 333/04, aprovada em 2009, que permite aos municípios com 30 mil a 50 mil habitantes possuir de nove a 13 parlamentares. Hoje, pouco mais de 48 mil pessoas vivem em Capivari, conforme o Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Estamos fazendo uma alteração que está dentro do parâmetro constitucional. Além disso, a população será muito beneficiada, porque ganhará mais representatividade dentro do Poder Legislativo”, explica o presidente da Câmara, Vitor Hugo Riccomini.

Licença
Ainda durante a sessão, foi votado e aprovado por unanimidade requerimento de Riccomini, que solicita licença de 30 dias, a partir de 1º de setembro. Ele permanecerá afastado durante esse período, por motivos particulares, sem nenhum tipo de remuneração.
Logo, o vice-presidente, Nelson de Sousa Soares (PR), assumirá a presidência e o suplente de vereador Bruno Barnabé (PPS), que é da coligação partidária de Riccomini, ganhará uma cadeira no Legislativo, ambos por 30 dias.
“Esta é uma oportunidade que dou ao competente e dinâmico vereador Nelson Soares de por um mês poder exercer o cargo de presidente da Câmara, bem como é uma chance dada também ao Bruno Barnabé assumir o cargo de vereador, como reconhecimento da excelente votação que obteve no último pleito eleitoral”, declara Riccomini, que retornará aos trabalhos legislativos em 1º de outubro.

Agilidade
Em tribuna, Soares relatou problemas que moradores dos bairros Pinhalzinho, Jardim Branyl, Jardim do Bosque e Bosque dos Pinheiros enfrentam com serviços de telefonia.
Segundo ele, é um descaso da Telefônica não atender os pedidos de instalações de linha telefônica nesses bairros. “Tem morador que reside ali há mais de dez anos e até hoje não tem telefone residencial e cansou de solicitar isso à empresa Telefônica”, comentou.
Para o parlamentar, com a era da tecnologia vivida atualmente, é importante que todas as pessoas tenham acesso às redes sociais, mas para isso é preciso, no mínimo, uma linha telefônica que disponibilize o sinal para as residências nos bairros. “Não podemos viver atrasados, a Telefônica precisa tomar atitudes urgentes em relação a este impasse que já se estende há anos? Conheço pessoas que possuem apenas a internet via rádio.”
Ainda segundo Soares, recentemente ele esteve em reunião com o prefeito Luís Donisete Campaci (PMDB) e representantes do bairro Bosque dos Pinheiros para discutir também outros trabalhos que precisam ser finalizados, como as redes de esgoto, as obras no Clube Municipal, problema da falta de iluminação pública em algumas ruas, a possível construção de uma rotatória no cruzamento das ruas Piracicaba e Joséfina Giovane Rossi e avenida Luís Soderini Ferraciú, devido inúmeros acidentes nesse local, e a demora do atendimento da Telefônica com os usuários.

Homenagem
Vinte e sete de agosto é o Dia do Corretor de Imóveis e, para comemorar a data, a Câmara prestou homenagem à família do senhor Olívio Gonçalves de Oliveira, primeiro corretor de imóveis de Capivari, durante a sessão.
Das mãos do vereador Rodrigo Abdala Proença (PPS), os filhos João Gonçalves de Oliveira e Olívio Brugnerotto Gonçalves receberam certificado em nome do pai já falecido. Logo após, Olívio usou a tribuna para contar um pouco da história do homenageado e agradecer o Poder Legislativo pela lembrança.

Campanha
Ainda na segunda-feira, os vereadores também contaram com a presença do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Capivari, Otávio Augusto Lopes, que falou sobre a campanha liderada pela OAB local em busca do aumento do número de eleitores na Comarca de Capivari.
Isso porque, muitas pessoas se mudaram para Capivari, mas não transferiram os títulos de eleitor. Além disso, muitos jovens já completaram 16 anos de idade e possuem o direito de votar, mas ainda não tiraram o título de eleitor.
Atualmente, a Comarca de Capivari é Inicial e possui aproximadamente 42 mil eleitores. O ideal é alcançar o patamar de Comarca Intermediária, cuja necessidade é de 50 mil eleitores.
Muitos são os benefícios para a cidade, entre eles o aumento de Varas e de funcionários para o Fórum. Riccomini colocou a Casa de Leis à disposição na colaboração desta iniciativa.

Melhorias
Na semana passada, o vereador Edson José Bombonatti (Tambuzinho), PDT, esteve no bairro São João com Campaci e com a secretária de Planejamento e Obras, Joceli Angelin Cardoso. O objetivo da visita foi o de vistoriar as ruas do local, que, de acordo com ele, estão com graves problemas na pavimentação.
“Fiquei muito feliz ao ver o empenho do prefeito Campaci em resolver os problemas do bairro”, relatou o vereador em tribuna durante a sessão.
Segundo Tambuzinho, a rua 1 está em situação lastimável e, por isso, a secretária Joceli prontamente entrou em contato com a empresa DNP Terraplanagem e Pavimentadora Foresto Ltda. para que fosse analisado um projeto de recuperação da via. “Acredito que em breve esse problema será sanado. A Prefeitura já adiantou que irá trabalhar junto com a pavimentadora para acelerar o processo de finalização”, disse o pedetista.
Tambuzinho aproveitou também para pedir que o prefeito estude a possibilidade de implantar no bairro São João o projeto “Capivari Digital”, que disponibiliza computadores com internet gratuita aos moradores.

Encontro com Michel Temer
Convidado pelo vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), o vereador Arnaldo Annicchino Nacarato (PMDB), acompanhado de Alfredo Mattar Macluf, Marcos Renosto e Otávio Augusto Lopes, esteve em Campinas, na noite de sexta-feira, 19, durante o evento de filiação do prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, no PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).
Na oportunidade, Dr. Arnaldo conversou com Temer e discutiu questões importantes sobre a Santa Casa de Capivari, que passa por problemas financeiros.  “Fiquei muito feliz pela oportunidade de falar de Capivari com o vice-presidente do Brasil e espero que isso resulte em bons frutos. Estarei entregando em breve um ofício à equipe dele relativo às dificuldades do hospital”, declara.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
>>1XBET