CapivariNotícias

Empresa faz análise gravimétrica em amostras de lixos domésticos

15/06/2015

Empresa faz análise gravimétrica em amostras de lixos domésticos

Humanizar realizou a coleta das amostras nos bairros Engenho Velho, Pitangueiras, Porto Alegre, Santa Rita e Morada do Sol
Empresa analisou amostras de lixos domésticos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Empresa analisou amostras de lixos domésticos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – A empresa Humanizar realizou, na última semana, a coleta de amostras de resíduos sólidos para posterior análise gravimétrica nos bairros Engenho Velho, Pitangueiras, Porto Alegre, Santa Rita e Morada do Sol. A ação considera renda e faixa etária das casas onde houve o recolhimento, e consiste na verificação quantitativa do material, que permite saber o percentual de uma substância em determinada mistura.

No caso dos sacos recolhidos em Capivari, separaram vidro, plástico, papel e papelão, metal e orgânico para análise e revisão do plano de manejo de resíduos sólido, que deve ser renovado a cada quatro anos. Segundo a diretora do Departamento de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Natália Sampaio, a ação é importante, pois auxilia o município para melhorias na destinação dos resíduos sólidos.

Após o estudo, os resíduos foram encaminhados à Corpus – empresa responsável pela coleta de lixo domiciliar na cidade. De acordo com os representantes da Humanizar, não é possível reutilizar o material, mesmo os recicláveis, pois houve mistura com lixos orgânicos. Isso porque, o armazenamento inadequado impede o melhor reaproveitamento dos materiais.

A Prefeitura informou que esta análise é parte das ações do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares), que Capivari integra com mais seis municípios: Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?