NotíciasRegião

Empresários lotam auditório do Ciesp para debater futuro da mão de obra na região

Durante fala do vice diretor do Ciesp, palestrantes receberam perguntas dos empresários presentes para debater

Mais de 130 pessoas, entre empresários, profissionais da área de recursos humanos e autoridades, lotaram o auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional de Indaiatuba, para debater o futuro da mão de obra nas cidades da região, na manhã de quarta-feira, 24.
Capivari foi representada no evento pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Antonio Rossi Pagotto e por profissionais da CPIC Brasil. O diretor de Indústria, Comércio e Habitação de Rafard, Ivan Rosatto de Carvalho, também acompanhou o seminário.
Promovido pelo Ciesp, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE), ambos da Regional de Indaiatuba, em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba e outras entidades, o seminário teve a participação do secretário de Emprego e Relações do Trabalho do Estado, David Zaia. Ele foi um dos quatro palestrantes do evento, que recebeu, ainda, o professor e gerente regional do Senai, Ophir Figueiredo Junior, o especialista em treinamento operacional de talentos humanos, da empresa Mann+Hummel Brasil, José Benedito da Silva, e a consultora em gestão de pessoas Raquel Kussama, que também assessora o NJE do Ciesp.
Os participantes foram recebidos com um café da manhã de boas vindas. Professor Ophir abriu o seminário com a palestra “O desafio de formar a mão de obra para a indústria”. Logo em seguida, Silva expôs o método adotado pela Mann+Hummel Brasil, unidade de Indaiatuba, para selecionar e capacitar seus profissionais. Raquel, a terceira a se apresentar, falou sobre “A realidade vivenciada pelo empresário: como enfrentar a falta de mão de obra qualificada”. Zaia finalizou as palestras expondo as ações e os programas desenvolvidos pela Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho para minimizar o problema da escassez de profissionais capacitados. Após o término das apresentações, os participantes puderam fazer perguntas aos palestrantes e esclarecer dúvidas sobre os temas debatidos.
Deputado estadual (PPS) licenciado do cargo, Zaia elogiou a iniciativa do Ciesp em promover um amplo debate sobre a falta de mão de obra qualificada. “Cada vez mais temos de aproveitar experiências assim. Temos de conscientizar os empresários. Eles têm um papel importante na solução desse problema. Não iremos resolvê-lo apenas com ações do governo, a solução passa pela mobilização dos empresários. Eventos como este, em que todos trocam experiências, são fundamentais para definirmos caminhos a serem seguidos”, disse.

Secretários de Rafard e Capivari também estiveram presentes

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?