Capivari

Equipe de Endemias realiza trabalho de pesquisa e prevenção à Febre Maculosa

.

Embora o município de Capivari não tenha tido nenhum caso confirmado de Febre Maculosa, a Secretaria da Saúde tem trabalhado na identificação de possíveis carrapatos infectados, bem como na conscientização da população. Foi com este intuito que foram instaladas placas de aviso há alguns meses em determinados pontos da cidade que podem contar com carrapatos.
Além disso, devido a um caso de óbito por Febre Maculosa, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, em junho deste ano, a Equipe de Endemias, pertencente à Vigilância em Saúde de Capivari realizou uma pesquisa acarológica de carrapatos estrela pela Usina Bom Retiro. A ação foi realizada juntamente à Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Campinas, pois a vítima teria saído para pescar e um dos locais que costumava praticar a atividade era pelos arredores da usina.

Prevenção
Quanto mais rápido a pessoa retirar os carrapatos do corpo menor será o risco de contrair a doença. Caso vá até áreas com a presença de carrapatos, a recomendação é para que utilize mangas longas, botas e calça comprida com a parte inferior dentro das meias. Tudo, de preferência, de cor clara para poder identificar os carrapatos. Após a utilização também é recomendado que todas as peças de roupas sejam colocadas em água fervente.

Sintomas e tratamento
É importante que os munícipes estejam atentos e se forem picados por um carrapato procurem imediatamente a unidade de saúde mais próxima caso apresente os seguintes sintomas:
– Febre de início súbito;

– Dor de cabeça e nas articulações;

– Manchas vermelhas pelo corpo (começando nos pés e nas mãos);

– Lesão no local onde o carrapato ficou aderido;

O tratamento é feito com antibióticos e deve ser iniciado o quanto antes, sem esperar a confirmação laboratorial do caso.

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?