Capivari

Escola do bairro Castelani recebe oficina de cinema do projeto CineSolar

Na próxima terça-feira, dia 08, a Praça Central de Capivari recebe o projeto CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, que tem patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Capivari.

As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, mas os responsáveis pelo projeto já iniciaram os trabalhos nesta quinta-feira, dia 03, em Capivari.

Além das sessões de cinema, o CineSolar realizou a “Oficinema Solar” com crianças e jovens, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

O encontro online, com duração de três horas, tem como objetivo sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes através da linguagem audiovisual, com a utilização de elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro. Em Capivari, a oficina aconteceu na Escola Estadual Waldemar Thomazine, no período da manhã.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

Por meio da educação ambiental, os participantes do sexto ao nono ano, foram incentivados a levantar os problemas locais e conversar sobre ações sustentáveis, construindo coletivamente a história e a roteirização do filme. Todas as ações são gravadas, um curta é produzido e editado pela equipe do CineSolar, além de ter sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema para a comunidade local, ficando disponível também no canal do YouTube (https://www.youtube.com/@CINESOLARBRASIL).

“As oficinas complementam as atividades do cinema ao ar livre. Nos encontros tratamos o tema da sustentabilidade e energias renováveis mais aprofundado, instigando as crianças e os jovens a fazerem uma reflexão sobre a sua comunidade, a partir das discussões locais e tendo como referência as grandes soluções globais.

Além disso, incentivamos o empoderamento desses participantes, que ficam à frente da câmera, protagonizando o curta que será projetado na tela do CineSolar para todos”, diz Cynthia Alario.

Programação

Capivari/SP

Sessões de Cinema
Data: terça-feira (08/08)

Horários:

18h – 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais com o tema ‘Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro’
19h – 2ª sessão: filme ‘Mogli – O Menino Lobo’

Entrada: gratuita – não precisa de ingresso

Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: Praça Central – Rua Regente Feijó, 251 – Centro – Capivari/SP

Local em caso de chuva: Quadra da EMEIEF Prof. José Benedito Pinto Antunes – Rua Padre Fabiano, 1351 – Centro

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?