CapivariNotícias

Espaço da Arte e Cultura de Capivari será denominado ‘João Baptista Campanholi’

22/09/2014

Espaço da Arte e Cultura será denominado ‘João Baptista Campanholi’

Titico, como era mais conhecido, foi poeta, letrista, músico, professor e assessor parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília
Poeta, letrista e músico Titico (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)
Poeta, letrista e músico Titico (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)

CAPIVARI – Os vereadores aprovaram por unanimidade na noite de segunda-feira, 8, durante a 28º sessão ordinária, o projeto de lei que denomina o Espaço da Arte e Cultura de “João Baptista Campanholi (Titico)”, de autoria do vereador André Rocha (SDD), presidente da Câmara. Titico, nascido no dia 4 de setembro de 1945, em Capivari, era filho do poeta João César Campanholi e da professora Augusta Almeida e Silva Campanholi.

Também conhecido como Jotabê, o poeta, letrista e músico fez parte de um dos melhores trios musicais do interior paulista, o Capibalanço, ao lado de Miguel Annicchino e Fernando Mader. Formado em Rádio e TV pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (Eca-USP), foi diretor de TV em São José dos Campos e, logo depois, fez mestrado na Universidade de Caen, na França.

Campanholi também foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília; professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na qual criou a TV Universitária; fundou o Sindicato dos Jornalistas, a Fundação Varella Barca (instituto de discussões políticas) e aposentou-se pela UFRN. Campanholi faleceu no dia 18 de outubro de 2012.

Para o vereador André Rocha, “Titico” é o nome ideal para o Espaço da Arte e Cultura, devido à grande participação que ele teve nas mais diversas áreas do conhecimento, da filosofia à música. “Se o Titico estivesse vivo e pudesse escolher um prédio público para denominar, com certeza escolheria o Espaço da Arte e Cultura, pois ele foi uma pessoa muito rica em conhecimento, principalmente na arte e na cultura; a geração atual teria muito orgulho de poder conviver com ele”, afirma o parlamentar.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?