CapivariNotícias

Prefeitura lança campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto”

Objetivo é alertar população sobre importância do respeito às vagas de estacionamento reservadas a idosos e a pessoas com deficiência

CAPIVARI – A Secretaria de Transportes Públicos e Trânsito (Semutransp), em parceria com a Câmara Municipal, lançou na segunda-feira, 7, a campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto”, durante a décima sessão ordinária do Legislativo. O lançamento teve a presença da deputada estadual Célia Leão (PSDB). Paraplégica por acidente de automóvel desde 1974, a parlamentar tem atuação de destaque na defesa dos direitos da pessoa com deficiência e fez questão de estar na solenidade. “É uma honra participar de um momento que, com certeza, vai mudar a história da cidade”, diz.

O objetivo da campanha, de acordo com o secretário de Transportes Públicos, Roberto Angelini, “é sensibilizar motoristas sobre a necessidade do respeito às vagas de estacionamento destinadas a idosos e a pessoas com deficiência”.

Célia elogiou a iniciativa do município. “A gente ouve dizer que na Europa o respeito às vagas deu certo, que tudo lá é direitinho. Fico me perguntando por que lá dá certo e aqui no Brasil, com esse povo maravilhoso, que sempre dá um jeitinho, não. É porque nós, brasileiros, fugimos um pouco das regras. E já passou da hora de termos regras”, afirma.

Ainda durante a sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade a criação da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. A pasta, que será comandada por Juliana Pazianotto, atuará ao lado da Semutransp na condução da campanha, proposta pelo vereador Nelson Soares (PR). “Hoje, toda a sociedade está envolvida na busca de políticas públicas para pessoas idosas, com deficiência ou mobilidade reduzida”, afirma Soares.

Juliana, por sua vez, é coordenadora do Centro de Apoio Multidisciplinar em Educação Especial de Capivari (Ceameec). Para ela, “a campanha é o primeiro passo que Capivari dá para quebrar paradigmas”. “Não sabemos como será o dia de amanhã de cada um. Todos vamos ficar idosos e ter limitações. Temos de pensar em mudança de atitudes”, declara.

Ações

Serão entregues 18 mil folders em toda a cidade. O material apresenta informações sobre as leis que regulamentam a reserva de vagas exclusivas, punição para quem as infringe e uso de cartão de credenciamento, obrigatório para áreas de estacionamento reservadas a idosos e pessoas com deficiência.

Para a manhã do dia 26, a Semutransp planeja uma ação inédita no município. Quem passar pela Rua XV de Novembro (quarteirão da prefeitura) irá se deparar com um cenário diferente do habitual, composto por elementos visuais que remeterão às vagas exclusivas.
Também serão distribuídas 600 cartelas, com dez unidades cada, de “multa moral”. O documento se assemelha a uma notificação que não envolve valores, apenas cobra “consciência e atitude” de quem utiliza indevidamente vagas reservadas.

Os cidadãos que receberem o material atuarão como “fiscais de trânsito”, multando simbolicamente, durante um mês (até 26 de maio), motoristas infratores que estacionarem em vagas exclusivas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?