NotíciasRegião

Faculdade de Comunicação do Ceunsp é a melhor do país na Expocom 2014

22/09/2014

Faculdade de Comunicação do Ceunsp é a melhor do país na Expocom 2014

Alunos da região destacaram-se entre os melhores do Brasil no maior congresso de Comunicação da América Latina
Foto: Divulgação/Ceunsp
Alunos e professores do Ceunsp durante premiação da Expocom, em Foz do Iguaçu (Foto: Divulgação/Ceunsp)

REGIÃO – A Faculdade de Comunicação, Artes e Design (FCAD) do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) obteve o melhor desempenho do país durante a 21a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que integrou o 37o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado entre os dias 2 e 5 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR).

A etapa nacional da Expocom reuniu os 281 melhores trabalhos da área entre todas as faculdades de comunicação do Brasil, dois quais 64 foram premiados, sendo seis da FCAD. O curso mais vitorioso foi Cinema, com três premiações. O aluno Pedro Amadeu, de Campinas, tornou-se bicampeão nacional ao levar o prêmio de melhor Fotografia em Movimento com o curta-metragem “Hertz”. Ele já havia vencido a Expocom 2013, que aconteceu em Manaus (AM).

Na modalidade Roteiro de Ficção, Lucas Anashiro, de Sorocaba, aluno do 2º ano, venceu com “Inumano”. O curso de Cinema também faturou o título de melhor Roteiro de Não Ficção, com a recém-formada Melissa Vassalli, de Cabreúva, autora de “Almeida Júnior”, documentário que fala sobre o pintor ituano José Ferraz de Almeida Júnior, um dos precursores da temática regionalista na pintura brasileira.

Em Rádio e TV, a equipe da produção “Adeus, Johnny!”, comandada pela estudante Débora Azevedo, de Indaiatuba, venceu a modalidade Ficção Seriada. O curso de Publicidade e Propaganda também trouxe um troféu, na categoria Trabalho Multidisciplinar, modalidade Embalagem, com os alunos Vagner Betinarde e Carla Mitsy, ambos de Indaiatuba. A dupla apresentou o trabalho de reestilização da embalagem do produto Toddy.

O sexto título ficou com o curso de Relações Públicas. A estudante Ana Aline da Silva, mais uma de Indaiatuba, venceu na modalidade Agência Jr. de RP, com o trabalho intitulado “Agência Experimental de Comunicação Integrada – AECI”, que planejou e geriu uma agência júnior na qual a comunicação é trabalhada de forma integrada pelo mix da comunicação administrativa, institucional e mercadológica.

Com isso, a FCAD foi a primeira colocada na classificação geral, competindo com tradicionais faculdades particulares, como ESPM, Mackenzie e Anhembi Morumbi, e com universidades federais, como UFMG, Unesp e UFF. “Admito que isso [o primeiro lugar] era inesperado para este momento, pois temos pouco mais de oito anos nesta área, contra décadas das outras instituições”, afirma o professor Edson Cortez, diretor da FCAD.

Segundo ele, este resultado foi atingido por meio da Agência Experimental de Comunicação e Artes (Aeca), iniciativa que integra todos os cursos da FCAD numa agência hierarquizada entre os próprios alunos, os quais coordenam e executam na prática trabalhos como jornais, produtos audiovisuais, publicidades, criação e divulgação de peças de teatro, eventos, campanhas, entre outras iniciativas, sempre supervisionados pelos professores.

Os trabalhos ali produzidos passam por uma banca que indica os que irão representar a faculdade na fase regional da Expocom, que reúne os quatros estados da região Sudeste do país. Neste ano, a etapa aconteceu em Vila Velha (ES) e a FCAD também conquistou o primeiro lugar, com 11 trabalhos vencedores que disputaram a etapa nacional.

Cortez destaca que a Expocom confere ao estudante um reconhecimento nacional como um “selo de qualidade”. “O aluno vencedor desenvolveu o melhor projeto universitário em sua categoria naquele ano. Além do orgulho e satisfação, resulta num grande upgrade em seu currículo, abrindo portas para trabalhar nas principais empresas do país”, aponta.

Vestibular tem últimos dias para inscrição

O Vestibular do Ceunsp, que acontece no próximo dia 27, está na reta final de inscrições. É o maior vestibular da região, com vagas para mais de 80 cursos superiores e cerca de quatro mil candidatos. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 nos campi de Itu e Salto ou pelo site www.vestibulares.info.

De acordo com a instituição, todo novo aluno que se matricular até o dia 15 de outubro terá o mesmo valor da anuidade de 2014 para o ano de 2015. Além disso, o candidato aprovado que se matricular até dia 30 de setembro pode dividir a primeira anuidade em até 18 parcelas, sem acréscimo no valor.

Do total de cursos do Ceunsp já avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), mais de 85% receberam o conceito “excelente” ou “muito bom”, o que reforça a instituição entre as melhores do Brasil. Ao todo, são mais de 50 notas máximas recebidas nas diversas avaliações, por dezenas de especialistas do MEC.

Neste ano, a universidade atingiu outra marca histórica: 19 cursos “estrelados” no Guia do Estudante Profissões Vestibular 2015, da Editora Abril, a ser lançado no próximo dia 10 de outubro. Por conta de seus resultados, o Ceunsp tem recebido o maior número de bolsas integrais e parciais do Prouni, do Governo Federal, destinadas às cidades de Itu e Salto. São mais de 4.300 bolsas oferecidas desde 2005.

O candidato que quiser conhecer as instalações e tirar dúvidas quanto à profissão que deseja seguir pode agendar uma visita monitorada (Ceunsp Tour) pelo 0800-109535. Outras informações também estão disponíveis no site www.ceunsp.edu.br. Em Itu, o Ceunsp fica na Rua do Patrocínio, 716, Centro (Campus II). Em Salto, está instalado no Largo da Matriz, 73, Centro (Campus V).

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?