CapivariNotíciasRafard

Faltam medicamentos e sobram reclamações

15/07/2016

Faltam medicamentos e sobram reclamações

Constituição garante que todo cidadão tem o direito de receber seus medicamentos fornecidos pelo SUS, porém, isso não ocorre em 100% dos casos
Reclamação sobre a falta de medicamentos nos postos de saúde é recorrente em Capivari e Rafard (Foto: Reprodução/Internet)
Reclamação sobre a falta de medicamentos nos postos de saúde é recorrente em Capivari e Rafard (Foto: Reprodução/Internet)

CAPIVARI | A falta de medicamentos nas Unidades de Saúde está se tornando um episódio comum para os pacientes de Capivari e Rafard. Muitos, sem alternativa, são obrigados a comprar os remédios, mesmo sem ter condições financeiras para isso.
A manicure Tereza Marques Carvalho é uma das pessoas que enfrentam com dificuldade a situação. Segundo ela, por diversas vezes esteve no Posto de Saúde Central de Capivari (PSF) e não conseguiu retirar os medicamentos para o marido, que está em tratamento desde o ano passado, após sofrer um infarto. “Fui por várias vezes na farmácia do Posto de Saúde do Centro e não consegui os remédios. Meu marido toma Sertralina, Clavulin, Fenergan, entre outros receitados pelo médico. Se eu tiver que comprar todo mês estes remédios, não vou ter condições”, conta a moradora.
Em outro caso, a professora Danielle Buch, moradora do bairro Santa Rosa, conta que também voltou para casa de mãos vazias. “Tenho uma receita com quatro remédios e não tem nenhum. Fui até a farmácia fazer o orçamento e se eu comprar os genéricos, eles vão custar mais de R$ 300. Aqui na farmácia me disseram que não tem previsão de chegar os remédios que preciso”, explica Danielle, que vai iniciar um tratamento de estômago.
Segundo a Prefeitura de Capivari, assim como nas demais cidades do país, a Secretaria de Saúde enfrenta problemas por falta de recursos financeiros, onde a renda disponível não cobre o total de despesas. Mesmo admitindo a falta de medicamentos, a Secretaria informou que está trabalhando para a reposição dos estoques no prazo mais breve possível. Outra forma utilizada é por meio de intercâmbios com a Diretoria Regional de Saúde e também com outros municípios, que fazem entre si a troca ou doação de medicamentos, em caso de estoques disponíveis.
Moradores de Rafard também sofrem com a falta de remédios na Unidade Básica de Saúde (UBS). Pacientes chegam com a receita em mãos, mas nem sempre levam para casa todos os medicamentos da lista. De acordo com a Prefeitura, nos últimos dias, o serviço de Saúde recebeu com atraso um lote de medicamentos do Governo do Estado. Outra justificativa do governo municipal para a falta de medicamentos é que alguns itens estão em processo de compra, e que nos próximos dias a situação será normalizada. “A empresa responsável pelo serviço em Rafard já fez o pedido de compra e, neste momento, aguarda a entrega dos produtos”, explica a assessoria do Executivo.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?