J.R. Guedes de Oliveira

Fernando Grella Vieira – Dr.

Fernando Grella Vieira –Dr. – Advogado e Procurador do Estado. Nasceu em Capivari, SP, no dia 8 de dezembro de 1956. Filho de Alcides Vieira e de Genny Grella Vieira. Casou-se com Maria Olívia Grella Vieira., tendo o casal as filhas Maria Beatriz e Maria Stella.

Fez o Grupo Escolar Augusto Castanho. Como bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da PUC de Campinas, em 1979.

Começou a carreira no Governo quando foi aprovado em concurso público para procurador da Fazenda Nacional e procurador do Estado de São Paulo. Foi nomeado para promotor de Justiça substituto da Circunscrição Judiciária de Campinas. Mais tarde, transferido para a Capital, onde atuou nas Equipes de Repressão a Estelionato e outras Fraudes, Repressão a Delitos Diversos, Repressão a Roubos, e no Núcleo de Controle e Regularização do Parcelamento do Solo Urbano.

Fernando Grella Vieira - Dr.
Fernando Grella Vieira – Dr.

Foi titular da Promotoria de Mandados de Segurança e Ações Populares e integrou a Assessoria Jurídica do Procurador-Geral de Justiça. Trabalhou na Procuradoria de Habeas Corpus e compôs a Procuradoria de Justiça Cível, da qual foi secretário executivo.

Em 2002 e 2003 foi eleito para o Conselho Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. Foi 2º secretário da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) e eleito 1º vice-presidente para o período de 2006 a 2008. Atuou na Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – Conamp. Foi membro suplente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.

Em 2008, foi eleito procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo por dois anos, estendendo seu mandato por mais dois, até 2012, quando assumiu a Secretaria da Segurança Pública (SSP), tendo como secretário-adjunto, Antonio Carlos da Ponte.

Fontes: Ministério Público Estadual, Dra. Solange Hoppe o Organizador

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?