NotíciasRafard

Figura conhecida na comunidade católica, dona Lurdes morre aos 95 anos

Dona Lurdes Abel deixará saudades na querida Rafard

Aos 95 anos, Lurdes Abel Ribeiro Guimarães, popularmente conhecida como dona Lurdes, faleceu na tarde de segunda-feira, 22, vítima de infarto. O sepultamento ocorreu na manhã de terça-feira, 23, no Cemitério São Judas Tadeu.
No mesmo dia, às 9h, uma missa foi realizada em homenagem a dona Lourdes pelos padres Antônio Carlos D’Elboux e Luiz Carlos Caroni, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes.
Mesmo com quase um século de vida, dona Lurdes nunca deixou que a idade a impedisse de ser uma das figuras de maior destaque na comunidade católica de Rafard: ela cantava no coral da Matriz e, voluntariamente, visitava pessoas doentes, sempre levando palavras de carinho e fé.

Homenagem
Por meio do Facebook, a Pastoral Catequética publicou uma mensagem em homenagem a dona Lurdes. Confira o texto na íntegra:
É com grande pesar que nos unimos aos membros de nossa comunidade e a  todos amigos e familiares da Dona Lurdes Abel,  em preces pela notícia de seu falecimento em data de 22/08/2011. Dona Lurdes que tantos anos se dedicou o seu serviço missionário em  nossa cidade de Rafard, marcado por um inquebrantável compromisso de fidelidade a Jesus Cristo e à sua Igreja, na permanente defesa e promoção da fé, da vida e da dignidade da pessoa humana. Nasceu em 04/11/1915 e ainda nos dias de hoje aos 95 anos de idade, se dedicava diariamente aos trabalhos em nossa comunidade participando do Coral Santa Cecília; Apostolado do Sagrado Coração de Jesus; Nomeada Ministra da Eucaristia levava comunhão a várias pessoas impossibilitadas de caminhar, enfermas e também hospitalizadas;  rezava o terço e encomendava os corpos das pessoas falecidas em nossa cidade; e ainda aos finais de semana dedicava um tempo para realizar visitas ao Asilo São Vicente de Paula de Capivari, levando um abraço, um sorriso uma palavra de conforto e fé para os que ali estavam. Aprendemos que “muitas vezes não temos o poder de mudar os fatos, mas sempre temos o poder de permitir que eles nos mudem”. Espero não ter perdido nem um momento das lições que nos foram deixadas por Dona Lurdes.
Dona Lurdes faleceu não como uma derrotada, mas como vitoriosa, por sua simplicidade, por seu intenso amor a Deus e pela evangelização realizada, pois sempre teve a fé como seu sustento e alicerce, deixando a nós o modelo de fidelidade a Deus, inclusive nas provações. Dona Lurdes fez o seu rito de passagem desta vida para a glória do Pai, recompensa dos que viveram intensamente o amor a Deus e ao seu próximo e ofereceu sua vida como testemunho de um fiel discípulo missionário de Jesus Cristo.
Apesar de nunca estarmos preparados para a partida de uma pessoa tão querida, cremos na ressurreição e sabemos que é morrendo que se vive para a vida eterna. Sendo assim, apesar da fé não tirar a dor da saudade e da perda, apresentamos ao Senhor nossa querida Dona Lurdes e pedimos que a acolha onde ela sempre quis estar. Que o Senhor conforte e trabalhe os corações dos amigos e companheiros dela, dando-lhes força e perseverança confortando-os pela graça divina.
Agradecimento ao Padre Antonio Carlos D’elboux: Agradecemos de forma especial à Igreja, que, como Mãe, nesse momento, nos tomou em seus braços, acolhendo familiares e amigos, e entregando Dona Lurdes nos braços do Grande Pai, seu lugar eterno. A Igreja que a acolheu através do batismo, e a alimentou durante toda sua caminhada por meio do pão, da Palavra e dos Sacramentos e agora a acolhe em seus braços para colocá-la na outra margem, onde Deus mesmo estará com ela, pois, como nos ensina a doutrina cristã, a morte é o término de um caminho neste espaço-tempo, esta faz cair todas as barreiras para se irromper uma nova realidade, incapaz de ser vivida aqui. É o grande momento da travessia que nos conduz à plena realização, o lugar do verdadeiro nascimento do homem, seu nascimento para Deus e em Deus (cf. CIC).
A Missa de sétimo dia  será celebrada na sexta-feira dia 26/08/2011, às 19:30 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes.

Comunidade Católica de Rafard

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?