J.R. Guedes de Oliveira

Figuras ilustres da região: Augusto Castanho

Augusto César de Arruda Castanho – Professor e Pedagogo. Nasceu em Capivari, no dia 7 de agosto de 1849 e faleceu nesta mesma cidade, no dia 14 de novembro de 1910. Professor, jornalista. Pai de Amadeu Castanho. Mudou-se de Capivari para Piracicaba em 1884, abrindo lá uma escola particular.

Em 1885 tornou-se proprietário e coo-redator do jornal Gazeta de Piracicaba, juntamente com José Manuel de França Júnior. Foi membro do Conselho Superior de Instrução Pública do Estado, nomeado a 3.5.1896.

De volta a Capivari, foi professor da 5ª cadeira de ensino elementar, nomeado a 24.3.1899. Criado o primeiro Grupo Escolar da cidade em 1908 e instalado oficialmente a 12 de julho desse ano, teve a nova escola como responsáveis pelas classes de 3º ano Ursulina Teixeira de Assumpção e Augusto Castanho. Outros Castanho fizeram parte igualmente do corpo docente: Dário Castanho (2º ano) e Palmira Castanho (4º ano).

augusto-castanho-figura-ilustre-da-região
Augusto Castanho (Foto enviada pelo colunista)

“Os professores… não tardaram a impor-se pelo valor de seu desempenho didático pedagógico”.

Em 1935 a escola passou a denominar-se Grupo Escolar Augusto Castanho, recebendo nessa ocasião “belo retrato a óleo do patrono, oferta da filha do homenageado, a profa. Palmira Castanho Flores”..

Um Castanho de Capivari é mencionado no “Almanak da província de São Paulo para 1873”: o fazendeiro de cana de açúcar Elias de Mello Castanho.

(Fonte: IHGP – Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba)

Botão Voltar ao topo
Skip to content