CapivariMombucaRafard

Furtos e roubos de veículos registram menor média dos últimos 3 anos

Com dados fornecidos pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo, as cidades de Capivari, Rafard, Mombuca e Rio das Pedras, apresentam uma diminuição nos crimes de furtos e roubos de veículos. A média anual em 2012, contando do mês de janeiro até outubro, caiu cerca de 46%, se comparado com 2011 inteiro.
João Santos, Secretário de Segurança Municipal de Capivari, comentou sobre os dados. “Este é apenas mais um dos bons indicadores de segurança em nossa cidade. O município tem sido estratégico em suas ações e, sob a liderança do Prefeito Campaci, tomando medidas pioneiras para estes excelentes resultados, como a criação de conselhos de segurança nos bairros, a instalação de câmeras de segurança com monitoramento 24 horas, além de operações contínuas em parceria com as polícias civil e militar”, informou.

Tráfico
Em compensação, o aumento drástico de outro crime foi diagnosticado na cidade de Capivari, o tráfico de entorpecentes. O professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) José Henrique Specie, explicou que não há uma diminuição de toda a criminalidade, mas várias razões que vão de problemas no combate até a mudança constante de modalidades criminosas.
As cidades pequenas, com até 50 mil habitantes, aparentemente tranquilas, são as que mais apresentam aumento dessa modalidade criminosa. Capivari teve um aumento assustador de 113%, com 81 ocorrências de tráfico até outubro de 2012, contra 38 no mesmo período de 2011.
“Existem pessoas que vivem de cometer crimes e se o Estado aumenta o combate a um tipo, ele migra para outra modalidade. Claro que o serviço de segurança não tem se colocado a contento para combater esses crimes, mas de uma forma geral a violência aumentou significativamente”, concluiu Specie.
Segundo o delegado titular da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes de Campinas, Oswaldo Diez Júnior, o número nas pequenas cidades reflete um aumento na quantidade de usuários de drogas. “Houve migração das quadrilhas que utilizam cidades menores para descobrir um novo mercado consumidor. As grandes cidades sempre tiveram maior atenção do poder público. Sabendo disso, os traficantes mudaram de lugar”, justificou.
O secretário de Segurança Municipal de Capivari, João Santos, informou que a Guarda Civil do município está atenta e trabalhando empenhada para combater a criminalidade. “Em todo o Estado de São Paulo a violência e o tráfico de drogas têm sido uma crescente, com uma forte migração do número de ocorrências para cidades do interior. Embora não seja da alçada do Poder Público Municipal, mas sim do Estado e Federação, a Guarda Civil de Capivari tem sido uma grande aliada das forças de segurança no trabalho de combate ao tráfico de drogas e à criminalidade em geral em nossa cidade”, completou.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?