CapivariMombucaRafardRegião

Galhos de árvores na rede elétrica representam dois terços do tempo em que o cliente fica sem energia

23/09/2016

Galhos de árvores na rede elétrica representam dois terços do tempo em que o cliente fica sem energia

No Dia da Árvore, CPFL enfatiza seu projeto ‘Arborização mais Segura’; após rajadas de vento, Rafard ficou mais de 4 horas sem energia
Projeto ‘Arborização mais Segura’ sugere o plantio de espécies próprias para áreas urbanas (Foto: Divulgação/CPFL Paulista)
Projeto ‘Arborização mais Segura’ sugere o plantio de espécies próprias para áreas urbanas (Foto: Divulgação/CPFL Paulista)

Com o objetivo da conscientização a CPFL Energia desenvolveu seu projeto “Arborização mais Segura”, voltado ao plantio de espécies próprios para áreas urbanas oferecendo proteção e sombreamento aos cidadãos.
O tema do convívio harmonioso entre redes elétricas e arborização é de suma importância, tendo em vista que a interferência de galhos e de árvores representa 2/3 do tempo em que o cliente fica sem energia.
Segundo a CPFL Paulista, até agosto de 2016, foram registrados 32.495 casos de interrupção de energia em razão da interferência da vegetação. Em 2015, foram contabilizadas 59.830 interrupções pelo mesmo motivo. Cerca de 60% das ocorrências ocorreram no período chuvoso, época em que o vento forte colabora para o aumento deste tipo de problema.
O projeto “Arborização mais Segura” surgiu a partir da necessidade de se planejar o plantio de árvores nas cidades e adequar às espécies já existentes à infraestrutura urbana, evitando interferências nas redes elétrica, de água e esgoto e, ainda, na acessibilidade das pessoas. No primeiro momento, às árvores inadequadas ao convívio harmonioso com a rede de energia elétrica são levantadas e suprimidas, seguindo o resultado do inventário realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, da Prefeitura. Espécimes com problemas de saúde são detectadas pelo levantamento.
Após a supressão, a CPFL inicia a entrega de mudas que serão plantadas. Além dos locais das árvores retiradas, diversos outros pontos das cidades também recebem o plantio. As espécies possuem porte médio, o que torna mais fácil os cuidados e o seu desenvolvimento.
As podas das árvores existentes nas cidades também causam preocupação. Embora as distribuidoras do Grupo realizem somente o serviço emergencial, para evitar danos à rede elétrica ou que comprometa a segurança das pessoas, é muito grande a quantidade de intervenções realizadas anualmente. Com objetivo de tornar o manejo da arborização urbana mais acessível, o Grupo disponibiliza aos municípios o guia “Arborização Urbana Viária: Aspectos de seu planejamento, implantação e manejo”.
“Com esse guia, a CPFL Energia pretende contribuir com as prefeituras municipais, condomínios, escolas, empresas prestadoras de serviços públicos e paisagistas, disseminando a cultura do planejamento e conhecimentos técnicos sobre arborização urbana”, afirma o diretor de Sustentabilidade da CPFL Energia, Rodolfo Nardez Sirol
O guia é disponibilizado pelas distribuidoras do Grupo às prefeituras de sua área de concessão desde 2005, contribuindo, desta forma, para que os cuidados com a arborização viária ganhem importância, possibilitando um convívio harmonioso com os equipamentos existentes nos logradouros públicos. Fomentar projetos de arborização urbana, desenvolvidos em parcerias com prefeituras, organizações não-governamentais, associações de moradores e empresários, é outra maneira da CPFL Energia de mostrar sua preocupação com o meio ambiente das suas comunidades.
Solicitações de podas de árvores cujos galhos oferecem risco de interferência na rede elétrica ou à população, podem ser feitas por meio dos canais de relacionamento da empresa, como o site: www.cpfl.com.br.

Interrupção
No último domingo, 18, após forte rajada de vento, Rafard ficou sem energia elétrica. Alguns pontos, como a rua Domingos Ruzza, no bairro Jardim Ana, tiveram o fornecimento interrompido por mais de quatro horas.
Questionada sobre o motivo da interrupção, prejuízos e o motivo da demora no reestabelecimento da energia, a CPFL Paulista não se pronunciou até o fechamento desta edição.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?