Capivari

Governo Campaci anuncia sinal gratuito de Internet para a população

Desde 2010, o Governo Municipal vem criando a estrutura necessária na área da Tecnologia da Informação (TI). Para tanto, a Prefeitura de Capivari vem investindo maciçamente para oferecer aos servidores públicos e cidadãos serviços mais rápidos, além de informatização da sua infraestrutura.
Após a ampliação da velocidade do link de Internet da Prefeitura Municipal e da implantação de sistema operacional e informatização dos processos das repartições públicas, o Governo Municipal acaba de anunciar mais um conquista para o município de Capivari, que é o Projeto “Internet para Todos”, por meio do qual disponibilizará gratuitamente aos cidadãos sinal gratuito e diversos serviços por meio da Internet.
Na assinatura do contrato estiveram presentes, além do Prefeito Municipal Luis Campaci, o Secretário da Administração João Gonçalves, o diretor da Tecnologia da Informação (TI) Marcelo Codo e o representante da Empresa Niknetwork, Rodrigo Borghi.
O Projeto, idealizado no Plano de Governo do Prefeito Campaci e seu Vice Júnior Pacheco, tem como objetivo disponibilizar a todos os munícipes o acesso a internet, na modalidade “wireless” (internet com “conexão sem fio”). O Diretor de TI Marcelo Codo explicou como funcionará o “Internet para Todos”: “Assim que todo o sistema estiver funcionando os munícipes interessados deverão se dirigir até a Prefeitura Municipal para entregar documentos que serão necessários para cadastramento. Após o cadastro eles receberão uma senha para conexão à Internet em casa” explicou Marcelo. Os cidadãos terão acesso às redes sociais, sites de busca, notícias, e-mail e muito mais.
O Prefeito Campaci explicou que o “Internet para Todos” é mais um projeto dentro do Plano de Governo para avanço do desenvolvimento de Capivari. Segundo afirmou, desde 2009 o Governo Municipal vem trabalhando e acelerando a transição de uma cultura canavieira para uma cultura da tecnologia cidadã, o que inclui a oferta do acesso gratuito à Internet a todos os munícipes. “Nesse contexto, estamos facilitando a oferta de tecnologia aos cidadãos. Implantamos o Capivari Digital, com oito unidades em funcionamento, onde os munícipes podem realizar cursos de informática, além de acessar a internet de graça”, informou o Prefeito, que também adiantou que para o ano de 2012 serão inauguradas mais quatro unidades do Capivari Digital. Para o Prefeito Campaci, o “Internet para Todos” é um compromisso com a inclusão digital dos cidadãos, visando também a inclusão social.
Campaci disse ainda que as demais secretarias da Prefeitura vêm desenvolvendo projetos para informatização de seus serviços, todos voltados para a tecnologia. Na parte do trânsito, Campaci lembra que o município está substituindo as lombadas convencionais por lombadas eletrônicas; no CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, todos os animais estão sendo cadastrados com chips, a exemplo dos avanços tecnológicos que estão ocorrendo no SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, na Educação e na Saúde.
“Estaremos no início do ano de 2012 lançando o Portal do Cidadão, onde serão disponibilizados serviços que hoje o munícipe só realiza fisicamente nas dependências da prefeitura, bem como o Portal da Transparência, onde as contas públicas serão disponibilizadas para qualquer munícipe acompanhar e o Portal Emprega Capivari, que favorecerá os cidadãos que estão a procura de um emprego, além de contribuir para a contratação de funcionários pelas empresas”, adiantou o Prefeito.
Para finalizar, Campaci disse que espera que a população de todas as idades continue se interessando pela internet, procure as unidades do Capivari Digital para a realização dos cursos gratuitos e, desta forma, esteja apta para receber a inclusão digital em seu cotidiano.
O projeto “Internet para Todos” está orçado em R$ 315 mil, com prazo de setenta dias para o início do seu funcionamento, o que deverá ocorrer já em janeiro de 2012.
Em junho de 2011, a Fundação CPqD – Centro de Pesquisas para Desenvolvimento Tecnológico, da cidade de Campinas, divulgou ranking da digitalização das cidades brasileiras. A cidade de Capivari ficou em décimo quarto lugar, a frente de importantes cidades e capitais brasileiras, como Piracicaba, Limeira, Campo Grande, Bauru e outras. A cidade de Belo Horizonte foi a primeira classificada no ranking.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?