CapivariNotícias

Guarda Civil alerta para golpe do falso sequestro

26/02/2016

Guarda Civil alerta para golpe do falso sequestro

Vítimas facilitam a ação dos bandidos quando divulgam informações nas redes sociais
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

CAPIVARI | Depois de receber diversos registros e reclamações do golpe do falso sequestro, a Guarda Civil de Capivari (GCM) emitiu um alerta, chamando a atenção da comunidade para esse tipo de crime, que está ocorrendo com certa frequência em Capivari.
Segundo a corporação, pessoas desconhecidas, provavelmente de centrais clandestinas de telefonia de centros prisionais e adeptos ao crime, ligam para os telefones e se passam por sequestradores. “Eles informam que estão em poder de um familiar e pedem dinheiro para sua libertação. Esses delinquentes induzem a pessoa que atende o telefone ao erro, e simulam inclusive alguém gritando por socorro”, explica o comando da GCM.
De acordo com a corporação, no intuito de socorrer o familiar as pessoas caem no golpe e em alguns casos, depositam os valores exigidos pelos supostos sequestradores.
A GCM alerta que antes de qualquer atitude, o munícipe deve procurar saber onde está a pessoa que os bandidos dizem ter sequestrado e em nenhum momento, falar o nome de seus familiares. “Isso facilita a ação dos marginais. Evite dar qualquer tipo de informação, tais como contas em banco, endereço e documentos. Procure manter a calma e analisar a situação. Na maioria das vezes a pessoa que dizem estar sequestrada, está bem. Tente fazer contato com ela primeiro, antes de tomar qualquer atitude”, orienta a Guarda Civil.
Hoje em dia, sem perceber, as próprias vítimas facilitam a ação dos bandidos quando divulgam informações da vida familiar nas redes sociais.
Na dúvida, a vítima deve acionar Guarda Civil ou a Polícia Militar, pelos telefones 190 ou 3491-1311.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?