Rafard

“Há algumas divergências de opiniões, mas acredito que temos o mesmo objetivo: melhorias para Rafard”

04/08/2017

“Há algumas divergências de opiniões, mas acredito que temos o mesmo objetivo: melhorias para Rafard”

Angela Barboza, primeira mulher presidente da Câmara de Rafard (Foto: Túlio Darros/O Semanário)
Angela Barboza, primeira mulher presidente da Câmara de Rafard (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

RAFARD | Única mulher eleita na última eleição e primeira mulher a ocupar a presidência da Câmara de Rafard, Angela Maria Dolniski Barboza assumiu, em janeiro, com o compromisso de ser a mais democrática que o Legislativo já teve.
Passados os seis primeiros meses, ela faz um balanço, responde a assuntos polêmicos, apresenta as impressões até aqui, expectativas e perspectivas, além do relacionamento entre poderes Executivo e Legislativo. Confira a entrevista.
O Semanário – Quando foi eleita presidente da Câmara, você garantiu que seria a mais democrática que o Legislativo já teve. Você conseguiu seguir essa linha nos primeiros seis meses à frente do cargo?
Angela Barboza – Sim, consegui atingir meu objetivo e continuo sendo o mais democrática possível. Houve e continua havendo abertura para todos os vereadores e para o público, sem qualquer distinção, pois nosso objetivo é sempre o melhor para nosso município, independente de filiação partidária e prova disso é o bom andamento das sessões camarárias.
O Semanário – Quais suas principais conquistas como vereadora neste período?
Angela Barboza – Neste primeiro semestre de 2017 conquistamos uma sala no prédio da Câmara, que foi reformada e está sendo usada para uso dos vereadores, onde, inclusive, são realizadas as reuniões das Comissões, entre outras. Com a mudança da biblioteca municipal para o Centro Cultural, conseguimos outra sala, a qual foi reformada e transformada em arquivo morto, pois antes, todos os arquivos, tanto contábeis, quanto administrativos e legislativos ficavam juntos com a cozinha, sendo que não havia mais espaço suficiente e estava tudo desorganizado. Agora que possuímos espaço específico, daremos início ao procedimento de digitalização e disponibilização de todos os documentos que se encontram no arquivo (salvo os que são resguardados por sigilo), para que assim possa ser mais prático e rápido o acesso à informação pelo público de modo geral. Também tive a oportunidade de participar de inúmeras visitas, reuniões e eventos em prol do município, sempre buscando melhorias e construindo laços com representantes de outras cidades. Como vereadora, consegui ainda, uma emenda parlamentar do deputado Federal, Ricardo Izar Júnior, no valor de 120 mil reais, que já está aprovada e prestes a ser liberada. Ela será destinada ao nosso município na área da Saúde, sendo que 90 mil reais serão para a compra de medicamentos. Como presidente da Câmara, disponibilizei uniforme aos funcionários e realizei também, uma reavaliação patrimonial, pois a última havia sido realizada em 2013. Estávamos com uma defasagem muito grande entre o que constava no sistema e a nossa realidade patrimonial.
O Semanário – E quais as realizações e mudanças no que tange o Legislativo?
Angela Barboza – Como mencionado, consegui duas salas para esta Câmara, as quais contribuíram muito para nossa administração. Também houve aprovação do Projeto de Lei Complementar de reestruturação administrativa desta Câmara, a qual já estava sendo cobrada pelo Tribunal de Contas e, também, a aprovação do Projeto de Lei de Acesso à Informação, que regulamenta no âmbito municipal o Serviço de Informação ao Cidadão.
O Semanário – Você tem encontrado dificuldades para implantar o seu projeto na área de Saúde, para que as crianças tenham médicos pediatras atendendo em plantão, durante o dia todo?
Angela Barboza – Sim, tenho encontrado muitas dificuldades, pois o meu objetivo é que tivesse pediatra atendendo durante todo o dia no espaço pediátrico, afinal foi construído para essa finalidade: atender às crianças separadamente dos adultos. Sendo de conhecimento de todos que não é isso que está acontecendo.
O Semanário – Como presidente, até aqui, você tem observado vontade nos outros vereadores, em buscar recursos para a melhoria da cidade?
Angela Barboza – Sim, percebo que todos os vereadores estão determinados, buscando melhorias e conquistas para nosso município de Rafard.
O Semanário – Como tem sido o relacionamento entre Legislativo e Executivo nesses primeiros meses?
Angela Barboza – Estamos sempre em contato, há algumas divergências de opiniões, mas acredito que temos o mesmo objetivo: melhorias para Rafard.
O Semanário – Em que pé está o processo que investiga desvio de recursos da Câmara, instaurado pela gestão anterior, a qual você também fazia parte?
Angela Barboza – Apesar de ter feito parte da antiga gestão, atuei apenas como vereadora, mas hoje, como presidente, posso afirmar que com relação ao processo administrativo que apurou desvio de recursos, os períodos de 2011 a 2015 já foram encerrados e encaminhados, tanto à Prefeitura, quanto ao representante do Ministério Público da Comarca. Está em andamento ainda nesta Câmara, uma última sindicância que apura os valores desviados no período de 2006 a 2010, a qual já está na sua fase final. Segundo informações que obtivemos, a Prefeitura, através de seu Departamento Jurídico, já ajuizou ação judicial para ressarcimento dos valores devidos.
O Semanário – Como você avalia a gestão do prefeito Ilson Donizete Maia até o momento?
Angela Barboza – Vejo que algumas melhorias foram realizadas, mas ainda há muito para se fazer pelo nosso município, entretanto, ainda é cedo para podermos avaliar de forma mais profunda a gestão do prefeito Ilson Donizete Maia.
O Semanário – Há anos, o museu municipal, abrigado no mesmo prédio do Legislativo, está fechado. A Câmara pode ou pretende fazer algo para reabrir o espaço?
Angela Barboza – A Câmara não pode reabrir o espaço, pois não é de nossa competência, mas a Prefeitura pode e eu já cobrei, tanto por indicação quanto pessoalmente, para que isso fosse feito. Sugeri ainda, que fizéssemos um mutirão para limpar o museu e, posteriormente, se colocasse um funcionário para cuidar do local e das obras e recepcionar os visitantes. Fico triste por ver esse espaço aqui ao meu lado e que está fechado, sendo que poderia estar funcionando plenamente e contribuindo para a Cultura do município e aprendizado das crianças e adolescentes.
O Semanário – Deixe suas considerações finais.
Angela Barboza – Acredito que todos, tanto Legislativo quanto Executivo, estão engajados em melhorias para o município, visando o bem da população de uma forma geral. E encerro deixando um agradecimento à população rafardense, pois digo que cheguei aqui e fui muito bem recebida, continuo sendo e procuro retribuir todo esse acolhimento lutando pelo bem de todos. Agradeço também aos funcionários da Câmara e aos vereadores, meus pares, os quais me ajudam e colaboram comigo à frente do Legislativo.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?