RafardRegião

Hemonúcleo busca conscientização sobre a importância de doar sangue

O Hemonúcleo Piracicaba em parceria com a Diretoria de Saúde realiza neste sábado, 14, das 8h às 12h, na Unidade Mista de Saúde (UMS), a 12ª Campanha de Doação de Sangue de Rafard.
Segundo Kelly Cristina Borges, assistente social do Hemonúcleo, a previsão é receber de 60 a 100 doadores de sangue. Borges conta que essas coletas externas são muito importantes para o hemonúcleo e consequentemente para os pacientes que necessitam de transfusão, pois ajudam no abastecimento do estoque.
“Além de ser um ato solidário, a doação de sangue também faz bem à saúde”. É o que garante a enfermeira padrão responsável pela Campanha, Fátima Donizete Amâncio. Ela explica que os possíveis doadores passarão por um processo de triagem, uma análise médica. “Todos os doadores passam por aferição de pressão, verificação de anemia, entre outros. Após a doação também é coletado sangue para ser analisado e testado para várias doenças. Caso tenha algum resultado positivo o doador é informado para buscar o tratamento adequado”, informa a enfermeira.
De acordo com Fátima, toda campanha realizada no interior de São Paulo, permite aumentar o estoque de tipagens sanguíneas e evitar poucos doadores. Os sangues coletados serão submetidos a exames de sorologia obrigatórios pelo Ministério da Saúde. “Nosso objetivo é conscientizar as pessoas a respeito da necessidade da doação e assim aumentar o número de coleta”, ressalta.
Saiba o que é
preciso para
ser doador
Para doar sangue basta ter entre 18 e 60 anos de idade, peso superior a 50 kg. A mulher não pode estar grávida e nem estar amamentando, além de respeitar um prazo de pelo menos 3 meses após o parto ou aborto. É importante também estar bem alimentado, ter dormido, no mínimo 6 horas, e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
Durante a doação, a Unidade de Saúde oferecerá um reforçado café da manhã para os doadores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?