Capivari

IFSP Câmpus Capivari oferece Cursos Superiores gratuitos

O IFSP Câmpus Capivari possui 4 cursos superiores: Tecnologia em Análise e desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Processos Químicos, Tecnologia em Processos Gerenciais e Licenciatura em Química.

Todos os cursos estarão com inscrições gratuitas no mês de dezembro de 2021 para o ingresso no ano letivo de 2022. Cada curso oferta 40 vagas, totalizando 160 vagas de cursos superiores para o 1º semestre de 2022.

Para concorrer às vagas o (a) interessado (a) precisará ter o Ensino Médio concluído e deverá participar dos processos seletivos que serão abertos nos próximos dias:

Opção 1 – Edital unificado do IFSP. Para o (a) candidato (a) que realizou o ENEM nos últimos 5 anos: o (a) candidato (a) incluirá a nota do ENEM no sistema. Não será realizada prova! O preenchimento das vagas será priorizado para os que prestarem este processo seletivo.

Opção 2 – Edital de cadastro de reserva. Para o (a) candidato (a) que não realizou a prova do ENEM nos últimos 5 anos: o (a) candidato participará do edital de cadastro de reserva de vagas e fará uma prova presencial no mês de fevereiro de 2022. Os (as) candidatos (as) deste processo seletivo somente serão convocados (as) para matrícula se houver disponibilidade de vagas após contemplados todos (as) os (as) candidatos (as) do Edital unificado do IFSP (Opção 1).

Conheça mais sobre os cursos superiores do IFSP Câmpus Capivari:
a) Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas de informação computacionais. Esse profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional, que também está preparado para atuar de forma a contribuir para a solução de problemas das organizações e da sociedade em geral, de modo ético, cordial, respeitoso, com vistas à responsabilidade socioambiental.
Duração: 6 semestres
Período: noturno
Modalidade: presencial

b) Tecnologia em Processos Químicos: O Tecnólogo em Processos Químicos está apto a atuar nas indústrias química, petroquímica, eletroquímica, farmacêutica, alimentícia e de produção de insumos. Com vistas a otimizar e adequar os métodos analíticos envolvidos no controle de qualidade de matérias-primas, reagentes e produtos dos processos químicos industriais, esse profissional planeja, gerencia e realiza ensaios e análises laboratoriais, registra e interpreta os resultados, emite pareceres, seleciona os métodos e as técnicas mais adequadas à condução de processos de uma unidade industrial, considerando em sua atuação a busca da qualidade, viabilidade e sustentabilidade, com amplo domínio teórico e experimental, incluídos o caráter ético, humano e empreendedor
Duração: 7 semestres
Período: noturno
Modalidade: presencial

c) Tecnologia em Processos Gerenciais: O Tecnológico em Processos Gerenciais está apto a analisar e avaliar o ambiente de negócios e formular objetivos e estratégias gerenciais; elaborar e implementar planos de negócios; promover o planejamento, a gestão e governança por processos e consequentemente o desenvolvimento de sistemas, a gestão do conhecimento, o redesenho e a melhoria; otimizar os recursos, atuando nos diversos setores econômicos e áreas das organizações; vistoriar, realizar perícia, avaliar e emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação. Além disso, sua formação integral permite o desenvolvimento de um profissional com formação científica, técnica, tecnológica, humana, cidadã, qualificado para o mundo do trabalho e capacitado em se manter atualizado constantemente por meio da visão crítica, que norteia sua atuação pelos preceitos da ética e da responsabilidade socioambiental.
Duração: 4 semestres
Período: EaD
Modalidade: EaD. Aulas presenciais somente aos sábados

d) Licenciatura em Química: O Licenciado em Química é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Química. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Química, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento químico em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos em função das novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho. Realiza ainda pesquisas, coordena e supervisiona equipes de trabalho, estando apto para a gestão educacional e escolar. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética e a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico. No contexto local e regional o egresso na Licenciatura em Química está apto a atender a demanda por professores na Educação Básica.
Duração: 8 semestres
Período: matutino
Modalidade: presencial

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?