Capivari

Investimentos na educação transformam Capivari em referência regional

Com a aquisição e construção de novas escolas e creches, metas foram atingidas no município

O Governo Municipal de Capivari, por meio da Secretaria da Educação, anunciou nesta semana os excelentes resultados obtidos nesta área nos últimos 4 anos, o que transforma a cidade em referência regional em educação. Com a aquisição e construção de novas escolas e creches, o município gerou novas vagas com ensino de qualidade e a permanência dos alunos na escola.
Dentre as ações desenvolvidas para estes resultados, a Secretaria da Educação implantou projetos como “Criança Sadia” de qualidade da merenda escolar, com nove cardápios para suprir as necessidades nutricionais das diferentes faixas etárias e “Formação cidadã no uso das novas tecnologias” com investimos em infraestrutura visando implementar uma tecnologia sólida, com vistas para melhoria efetiva do aprendizado.
Dentro deste segundo projeto, houve a implantação da Infovias (interligação de todas as unidades
escolares), implantação dos laboratórios de informática com 20 computadores por escola, a informatização da gestão escolar, a criação do portal da educação, a implantação do Ambiente Virtual de Aprendizagem, a distribuição de internet para as unidades com controle de acesso, a oferta de 380 notebooks para os professores, a aquisição de lousas interativas para projeto piloto e a segurança para todas as unidades escolares com a instalação de câmeras, alarmes, porteiro eletrônico com monitoramento.
A Secretaria da Educação investiu ainda na valorização dos profissionais, com a redução da jornada de trabalho das pajens de 8 horas diárias para 6 horas diárias, reformulação do plano de carreira, contratação de 180 novos profissionais por meio de concurso público, implantação do Programa de Metas e Resultados, implantação de bolsa de estudo de 85% e 95% para a graduação e pós graduação, oferecida aos professores e pajens por meio de convênio com a CNEC e UNIMEP, nova jornada dos professores, proporcionando 1/3 da jornada fora da sala de aula para estudo, sem alteração salarial, dentre outras.
“O nosso objetivo sempre foi de atingir os melhores resultados na área da educação, pois a educação escolar é fundamental para o desenvolvimento de um município e de seus cidadãos. Além de todas as melhorias citadas, ainda criamos o CEAMEEC (Centro de Apoio Multidisciplinar em Educação Especial de Capivari), o Plano Municipal da Educação, Projetos para a erradicação do analfabetismo e muito outros. É por isso que Capivari é hoje, exemplo e referência em educação em toda a nossa região”, destacou o Prefeito Luis Campaci. “Não medimos esforços e investimos ao que pudemos em Educação”, completou Campaci.
Com a construção da Escola de tempo integral do Bairro Castelani, a aquisição e reforma do prédio da EICAP Lúcia Rosária Armelin Stefanini, aquisição e reforma do prédio da EMEI Profa. Ester Annicchino Pagotto, a aquisição e reforma do prédio da EMEI Profa. Lenita Camargo Penteado
Figueiredo, a aquisição e reforma do prédio para funcionamento do CEAMECC e diversas outras reformas e melhorias em outras creches e escolas, depois de milhões de reais investidos, o destaque regional em educação foi ainda maior. “Investimos mais de 9 milhões de reais em infraestrutura de nossas escolas nos últimos 4 anos e isso representa a preocupação deste Governo com a educação municipal. Com isso, garantimos o acesso, a permanência e o sucesso de
todos à Educação básica com participação da comunidade escolar, igualdade de oportunidades e qualidade nas ações educativas para exercício da cidadania”, contou a Secretária da Educação, Valéria Stefanini Colanéri.
A partir do próximo ano, como parte dos projetos já encaminhados, serão implantados o Projeto Creche Escola, já firmado junto ao governo estadual, com a geração de 110 novas vagas, “Projeto Creche Pró-infância, já firmado com o governo federal para construção de uma creche, com a criação de mais 110 novas, além da ampliação de vagas em outras creches do município. “Deixamos um legado para Capivari, que é a certeza de que a Educação é a força da transformAÇÃO na vida das pessoas, portanto todos os investimentos em infraestrutura, tecnologia, reorganização curricular, capacitação, formação e valorização dos educadores feitos durante esta gestão foram ações essenciais que possibilitaram melhorias na qualidade do ensino e consequente elevação nos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), destacando nosso município como referência regional”, finalizou a secretária Valéria.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Capivari

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?