ArtigosJ.R. Guedes de Oliveira

José Hipólito de Carvalho – Prof.

José Hipólito Fernandes de Castro Carvalho – Professor. Nasceu em Capivari, no dia 14 de maio de 1929. Filho de Flávio de Carvalho e Dona Benedita de Castro Carvalho.

Casou-se em janeiro de 1952, com a rafardense professora Esmeralda Rosatto de Carvalho, de cuja união nasceram três filhos: Flávio, Ivan e Vânia.

Cursou o primário no Grupo Escolar Augusto Castanho e depois fez o ginasial na Escola Normal no Instituto de Educação Padre Fabiano, em Capivari. Posteriormente, fez a Faculdade de Direito, tornando-se advogado.

Como professor, lecionou em todos os graus do ensino, do primário ao superior. Ingressou no magistério por Concurso no Ensino Típico Rural, lecionando no Grupo de Patrimônio do Guarujá, no município de Piraposinho, na barranca do Rio Paranapanema.

Por concurso, foi removido para o Anexo do Padre Fabiano, onde já havia lecionado durante cinco anos como substituto, as cadeiras de Geografia Geral e do Brasil e Ciências Físicas e Naturais.

 José Hipólito de Carvalho - Prof.
José Hipólito de Carvalho – Prof.

Foi professor fundador da Faculdade de Administração de Capivari – CNEC, onde lecionou como catedrático, as matérias de Direito Público e Privado e Estudos de Problemas Brasileiros, até sua aposentadoria. Foi membro fundador do Capivari Clube e durante muitos anos fez parte da Loja Maçônica de Capivari – Integridade.

Sua vida foi pautada nos valores éticos e morais e assim educou toda uma geração. Paralela às suas atividades de magistério exerceu a advocacia como assessor jurídico da União São Paulo S.A. durante 25 anos, quando se aposentou.

Teve seu escritório de advocacia na cidade de Capivari e foi um constante colaborador dos jornais da cidade, com artigos e principalmente crônicas que foram reunidas no livreto “Gente e Coisas do Passado”, editado pela Editora EME, com toda renda direcionada à Casa da Criança de Capivari.

Faleceu em Campinas, no dia 6 de setembro de 2009, aos 80 anos de idade.

(Fonte: Flávio de Carvalho)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?