ArtigosJ.R. Guedes de Oliveira

José Luiz Fornasieri

José Luiz Fornasieri. (Forna). Professor e escritor. Nasceu em Capivari, SP, no dia 10 de agosto de 1949. Filho de Domingos Ambrósio Fonasieri e de Catarina Brugnerotto Fornasieri.

Fez os estudos primários no Grupo Escolar Augusto Castanho e secundários no Ginásio Estadual Padre Fabiano José Moreira de Camargo. Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (1978), especialização em Rice Cultivation (1980) no Japão, mestrado em Produção Vegetal pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (1985) e doutorado em Produção Vegetal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP (1998).

Atualmente é professor 3º grau da Universidade Federal da Grande Dourados. “Mestre dos Mestres” (invenção da 31ª Turma), integra o quadro de docentes da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Começou junto com o curso, no ano de 1981.

José Luiz Fornasieri
José Luiz Fornasieri

Em 1987 teve sua poesia com menção honrosa no Concurso Nacional de Poesia. Em 1988 outra poesia inserida em livro a nível nacional. Em 1989 outras poesias publicas na IV Antologia de Poetas e Escritores do Brasil.

Em 1992, publicou o livro “Poemas da Terra”, pela Editora Grapho. Rotariano, conselheiro do Conselho de Engenharia e Agronomia (CREA/MS) é, também, membro da Academia Brasileira de Pesquisas e Estudos Literários, do Rio de Janeiro, na Cadeira 31, cujo patrono é Rubens Braga.

Em 2015, recebeu a Comenda de Mérito Agronômico da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, MS. Há 39 anos é professor da UFGD, sendo o mais antigo dessa universidade.

Como curiosidade, Forna nasceu na casa nº 1, de Capivari, já demolida, pertencente ao Coronel Antônio Pires, que leva o seu nome como rua Antonio Pires.

Fonte: O próprio, o livro Poema da Terra e o Organizador

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?