ArtigosJ.R. Guedes de Oliveira

José Pelegrini

José Pelegrini – Músico e luthier. Nascido em Capivari, no dia 27 de dezembro de 1934. Filho de Victório Pellegrini e de Maria Soares de Almeida. Casou-se com Leonil Candota, tendo do consórcio, os filhos David, Cláudia e Leonardo.

Fez seus estudos primários no Grupo Escolar Augusto Castanho, ginasial no Padre Fabiano José Moreira de Camargo. Após, cursou conservatório musical.

Foi professor de orquestra, violinista, entalhador, desenhista e luthier. Estudou violino, em princípio, com o professor Victor Prianti e, depois, com o grande violinista José Dias de Aguiar (este diplomado pelo Conservatório Musical de Paris e doutorado na Bélgica.

José Pelegrini
José Pelegrini

Foi violinista de primeira linha, na Sinfônica de Santos, na Filarmônica de São Paulo e aposentou-se na Sinfônica de Campinas.

É um dos grandes conhecedores da música e de músicos capivarianos, tendo participado de conjuntos de choro e clássicos, no decorrer de sua vida. É um entusiasta do violino, se apresentando sempre que há uma festividade na sua terra natal. Talento e formação musical são os seus dotes artísticos e reconhecido na sua arte musical tanto popular como clássico.

(Fonte: O Próprio e O Organizador)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?