ArtigosJ.R. Guedes de Oliveira

Jurema A. de S. Martins – Dra.

Jurema Aparecida de Souza Martins – dentista. Nasceu em Capivari, no dia 22 de maio de 1914. Filha de Octavio Alves de Souza e de Maria Teixeira Pinto de Souza. Casou-se com Benedito Prates Martins, tendo o casal o filho Antonio Guaraciaba.

Fez Faculdade de Odontologia, especializando-se na área de Cirurgia Dentária. Fez parte de grupos de mulheres capivarianas que fundaram o Capivari Clube, o Cine Vera Cruz e o Berçário da Santa Casa de Misericórdia de Capivari.

Tem o seu nome dado ao Grupo Escolar Dra. Jurema Aparecida de Souza Martins. Viajou por todas as capitais brasileiras e, nessas viagens, escrevia textos, brincando com os seus colegas que estavam na viagem.

Jurema A. de S. Martins - Dra.
Jurema A. de S. Martins – Dra.

Os quadrinhos que ela fazia tinham de ser com rimas, para dar mais elucidação aos seus textos. Assim, passou-se a dizer que a dra. Jurema era uma poeta como todo capivariano.

Mãe maravilhosa, carinhosa, protetora da família perdeu seu marido no dia 2 de março de 1942. Faleceu em Capivari, no dia 29 de janeiro de 1987, aos 73 anos de idade.

(Fonte: Antonio Guaraciaba de Souza Martins)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?