Capivari

Legislativo aprova aumento salarial dos servidores municipais

Servidores dos poderes Executivo e Legislativo têm reajuste de 7% nos vencimentos
Por 11 votos contra 1, os vereadores aprovaram a proposta do Executivo que concede 7% de aumento nos vencimentos dos servidores públicos municipais. Na mesma ocasião, porposta da mesa diretora do Legislativo, concedeu o mesmo reajuste aos servidores da Câmara.
As propostas foram votadas em regime de urgência na 30ª Sessão Ordinária do Legislativo, na noite de segunda-feira, 26, em plenário.
O vereador Domingos Antônio Cláudio (PMDB), defendeu seu voto contrário ao rejuste. Ele disse que o reajuste, fora da sua data base, que é no mês de março, transforma-se numa reposição inflacionária, no final da qual o servidor não estará recebendo os 7% e sim 3,5%. Prof. Bolinha afirma que esperava que o reajuste fosse retroativo a março. Ele ainda defende que os professores contratados da rede municipal não recebem o reajuste e que a questão do contrato precisa ser revista a fim de beneficiar os servidores e também os alunos da rede.
O vereador Telêmaco Tonetti Borsari (PDT) comentou que é a favor do projeto, entendendo a necessidade de reajuste ao servidor público, mas discorda da irretroatividade. “Serei a favor apenas para que os servidores não fiquem sem os 7% de aumento. Eu estaria contente se realmente esse aumento fosse de 7% mas a data base do reajuste é o início do ano e será pago só agora, no final do ano. Esse aumento de 7% não é real. Na verdade o servidor está recebendo 3 a 3,5%”, argumenta.
“Votarei favorável ao projeto”, garantiu o vereador Mateus Scarso. Ele porém fez uma ressalva, afirmando ser desfavorável à irretroatividade do reajuste. Mas comenta que o município deu um passo na evolução dos direitos dos servidores, deixando de dar abono, dando agora o aumento percentual. “Quando o servidor escolhe o abono, ele perde o aumento nas férias, no 13º salário, nas horas extras e, futuramente, na aposentadoria. O Executivo está certo em trabalhar dessa maneira”, disse.
Sobre o reajuste, o prefeito Rodrigo Proença (PPS) comenta que valorizar o servidor público sempre foi uma das suas bandeiras desde sua atuação como vereador. Afirma, no entanto,que encontrou uma Prefeitura falida e que neste primeiro ano, não pôde dar aos servidores o reconhecimento merecido. “Fizemos o possível, incorporamos os R$ 100, mantivemos os R$ 120 de abono e hoje damos mais 7% de reajuste salarial. Depois de tantos abonos, ao longo de 5 anos, o servidor tem uma reposição real do seu salário, e para o próximo ano virá algo bem maior”, garante o prefeito.
O vice prefeito Vitor Hugo Ricomini também comenta o assunto. “A ideia do nosso governo é dar reajustes salariais, e não mais os abonos. O aumento percentual é real e ainda engloba os aposentados. Queremos o melhor para os servidores municipais”, fala.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?