Capivari

Livro com informações inéditas será lançado em comemoração aos 180 anos de Capivari

Um livro será lançado no próximo ano em comemoração aos 180 anos de Capivari. O projeto está sendo conduzido por uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Empresa Júnior da Faculdade Cenecista de Capivari (Cnec), por meio do historiador da Unicamp José Moraes dos Santos Neto, também professor e coordenador pedagógico da instituição.
Segundo a Secretaria, diferente de outros títulos já publicados, o que está em produção não possui como objetivo criar um “guia da cidade” ou um “almanaque” de Capivari. O livro irá analisar a origem histórica da cidade e as transformações históricas, a partir de documentos inéditos, dos arquivos primários contidos no Arquivo do Estado, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
As escolas municipais participam da pesquisa do livro. Dentro dos 18 temas que constituirão a publicação, as instituições de ensino realizam a coleta de fotos, revistas antigas da cidade e pesquisa histórica, levando em consideração as mudanças ao longo do tempo.
“A participação das escolas municipais no livro revela o comprometimento dos alunos somado ao programa pedagógico aplicado aos estudantes, em conhecer a região onde mora, por meio da pesquisa, incentivando nos alunos a busca pelo conhecimento”, diz a secretária de Educação, Valéria Stefanini Colaneri.
Para ela, a publicação em comemoração ao aniversário do município será um feito inédito, por conter a participação das escolas, tornando a publicação uma obra aberta. Responsável pela organização da obra, Neto também afirma que pela primeira vez a Unicamp terá na compilação de um livro a participação de escolas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?