Esse é o lema do projeto Supermães, liderado pelas mães Luciana Graciani e Mônica Novais.
No dia, 03 de fevereiro de 2024, foi realizado pela Supermães, um passeio para o Parque Ecológico de Indaiatuba, com autistas e seus familiares, e também outras deficiências.
Segundo Mônica “tivemos transportes cedidos pela Prefeitura de Capivari em apoio com a Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Foram 2 micro-ônibus e uma van adaptada para 3 cadeirantes e seus acompanhantes. O total de crianças e adultos foram de 62.”
“Foi um sábado maravilhoso onde as famílias puderam passar momentos agradáveis. Realizamos o piquenique, cada família se disponibilizou em levar um prato doce ou salgado, e comemoramos juntos aniversário de 7 pessoas que estavam presentes no passeio. Tivemos até 2 bolos de doação da Sielem Bolos para cantarmos parabéns aos aniversariantes Luciana, Elisandra, Althia, Marcela, Tatiana, Yasmin e Vinícius”, comenta Luciana.
Participação social é uma parte fundamental do desenvolvimento humano, e isso se estende a todas as pessoas, principalmente as atípicas, que muitas vezes, possuem barreiras na interação e comunicação social.
Dessa forma, criar oportunidades para interações sociais positivas dessas pessoas, é algo essencial para o bem-estar emocional e mental delas, e até mesmo de suas famílias.
Passeios e piqueniques ao ar livre podem ser uma ferramenta valiosa para promover essa participação social.
Crianças, jovens e adultos precisam brincar e explorar o mundo ao seu redor, sejam elas típicas ou atípicas. A participação social, como os passeios e piqueniques oferecem uma ótima oportunidade para fortalecer vínculos, criar memórias e ainda desenvolver habilidades e comportamentos.
Isso é particularmente significativo para autistas, que podem enfrentar desafios na formação e manutenção de relacionamentos interpessoais.
Ao interagir com colegas, familiares e outros membros da comunidade, elas aprendem a interpretar expressões faciais, linguagem corporal e nuances da comunicação social.
É emocionante proporcionar esses momentos únicos de inclusão, socialização, empatia e afeto.
“Realizamos os passeios e piqueniques com amor para levarmos a conscientização da inclusão social para a sociedade em que vivemos. Isso é o mais gratificante. Poder transformar um dia que poderia ser comum, ser transformado em um dia mágico. Esse é o intuito da Supermães”, diz Luciana.
“São 29 dias de lutas e ao menos 1 dia de lazer. Gratidão as famílias que participaram, pelo apoio da Prefeitura de Capivari, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Luciléia Marchioreto por disponibilizar os transportes, Sielem Bolos pela doação de 2 bolos aos aniversariantes”, agradece a Mônica.
Muitas pessoas dizem que o autismo virou moda, ficam na dúvida sobre porque há tanta incidência, mas o autismo que é uma condição que não tem cara sempre esteve ai, camuflado na questões psiquiátricas como esquizofrenias, doença mental internadas nos hospitais ou escondidas dentro de casa. Com os estudos, com o avanço das tecnologias e exposição, dá essa impressão de aumento. A prevalência sempre foi essa, o que muda é que agora elas estão aí em todo lugar. Parabéns Supermães!