A Malbec é uma uva versátil, produzindo desde vinhos tintos despretensiosos e fáceis de gostar, feitos para o consumo imediato, até rótulos, mais robustos, envelhecidos em carvalho e com ótimo potencial de guarda.
Os vinhos produzidos a partir da uva Malbec estão entre os favoritos dos brasileiros. É comum muitos novos consumidores começarem suas aventuras no vinho a partir da Malbec.
Isso acontece por serem rótulos fáceis de serem encontrados no Brasil e por conta dos exemplares de entrada terem um caráter frutado, um estilo suculento com aromas dominantes de frutas vermelhas e taninos equilibrados, elaborado com um pouco ou nenhum amadurecimento em carvalho – o que costuma agradar aos paladares mais sensíveis.
A diversidade da Malbec fica evidente no momento da degustação. Mesmo produzidos a partir da mesma uva, os rótulos adquirem características distintas conforme o país e região onde foram produzidos.
Na Argentina, a maioria dos Malbec vem da província de Mendoza. Os melhores vinhos vem das áreas de mais altitude. Apresentando vinhos com coloração bem escura, com expressão mineral, frutas negras, chocolate.
Na França, é produzido principalmente na cidade de Cahors, onde esse vinho tem um perfil mais terroso, com taninos elevados e aromas de groselha, fumaça e alcaçuz.
Os vinhos produzidos com a uva Malbec são rótulos versáteis e possibilitam harmonizações perfeitas para pratos à base de carne vermelha.
Algumas sugestões:
Carnes em geral, principalmente as mais gordurosas, como costela; churrasco; risoto com linguiça.
Agora, é só decidir o cardápio para iniciar uma bela harmonização e apreciar essa uva incrível!