Capivari

Mobilização sobre abuso e exploração sexual

Participantes reunidos na Praça Central em mobilização (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

A caminhada em Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi realizada na última sexta-feira, dia 18, e contou com a participação do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Conviver e Cidadania, bem como do Projeto Criança e do Creas (Centro de Referência Especializada em Assistência Social). Durante o trajeto entre o Pátio da Igreja Santa Cruz até a Praça Central, os participantes entregaram uma flor em EVA, símbolo da campanha, aos munícipes e nos comércios.

Logo após, pela manhã e no período da tarde foi realizada uma mobilização na Praça Central que contou com apresentações musicais e teatro de fantoches dos participantes dos Cras e do Projeto Criança. As crianças e adolescentes presentes ainda puderam aproveitar as atividades esportivas como: futebol, vôlei e basquete, além do pula-pula e desenho. Também houve distribuição gratuita de pipoca.

Para conscientizar a população sobre as formas de detectar quando uma criança ou adolescente que esteja passando por abuso, também foram distribuídos folders explicativos que continham os números que podem ser feitas as denúncias. É importante frisar que as pessoas que detectarem o abuso ou a exploração sexual de crianças e adolescentes podem contatar o Disque 100, assim como o Conselho Tutelar pelo 3492-3025 ou o Creas pelo 3492-5805.

Esta ação é realizada anualmente pela Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

A data

O dia 18 de maio de 1973, ficou marcado, pois uma menina da cidade de Vitória, no Espírito Santo, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Entretanto, os agressores jamais foram punidos.

O Movimento em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, após uma forte mobilização conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes pelo fim da violência sexual.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?