CapivariNotícias

Na Câmara, alunos da Cnec apresentam trabalho sobre preconceito e racismo

15/12/2014

Na Câmara, alunos da Cnec apresentam trabalho sobre preconceito e racismo

Estudo apontou que o preconceito racial na cidade existe, é forte, mas mascarado, porque é crime
Alunos do 8º semestre de Administração realizaram a amostra durante a última sessão (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)
Alunos do 8º semestre de Administração realizaram a amostra durante a última sessão (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)

CAPIVARI – Os alunos do 8º semestre do curso de Administração da Cnec apresentaram o trabalho “Preconceito e Racismo em Capivari”, durante sessão na noite de segunda-feira, 8, na Câmara. O suplente de vereador e coordenador da Cnec, Denilton Rocha, que representou o professor Valdir Vitorino (PROS), afirmou que os alunos fizeram um trabalho excepcional. “Achei de extrema importância esse trabalho, de cunho universitário, que mostra o que o capivariano pensa sobre o preconceito racial.”

As alunas Kátia Souza e Cláudia Zuin falaram sobre a amostra. Segundo elas, o preconceito na cidade existe, é forte, mas mascarado, porque o racismo é considerado crime, de acordo com a lei. O estudo mostra que 93% das pessoas entrevistadas afirmam não ser preconceituosas, mas 76% delas concordam que existe preconceito no momento de contratação para o mercado de trabalho. “A maioria das pessoas negras empregadas está na produção; encontramos apenas dois professores e apenas um engenheiro.”

Outro ponto abordado pela pesquisa, e ainda polêmico, é a oferta de cotas nas universidades. Para a maioria das pessoas entrevistadas, as pessoas negras deveriam ter as mesmas oportunidades de conquistar uma vaga no ensino superior. “Até dentro da sala de aula tivemos discussão, porque há os que são contra e os que são a favor e, se não fossem essas cotas, os negros não teriam iniciado sua ascensão ao ensino superior”, contam.

“Esperamos que este projeto sirva para serem trabalhadas políticas públicas contra o preconceito racial”, diz Rocha. Para o presidente da Câmara, André Luís Rocha (SDD), por sua vez, o tema é muito difícil e a amostra é excelente e engrandece a cidade de Capivari. “O racismo ainda está longe de acabar, mas são passos e acredito que viveremos momentos muito melhores do que os já vistos”, comenta o vereador.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?