NotíciasRegião

Na Semana Nacional do Trânsito, sargento da Polícia Militar alerta: “falta respeito à sinalização”

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu nesta semana o tema da Semana Nacional de Trânsito 2012 como sendo “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.
Atualmente cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. Levando em conta que dois dos principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade no trânsito são a relação “comportamento e segurança dos usuários” e o excesso de velocidade, e os relatórios internacionais sobre acidentes de trânsito, essa é a explicação para a escolha feita pelo Contran do tema Semana Nacional de Trânsito 2012.
A Semana Nacional de Trânsito teve início na terça-feira (18) e se estende até o dia 25 de setembro. A velocidade é tema inédito na semana nacional, e o principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito. Para traçar e realizar as ações o Contran definiu como prioridade a necessidade de unir esforços intersetoriais, visando à redução dos acidentes de trânsito.
Segundo dados da Polícia Militar de Rafard, de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 62 acidentes de trânsito na área urbana do município, sendo 20 com vítimas e 42 sem.
O 2º Sargento Marcos Antonio Villas Bôas, comandante do 4º GP/PM de Rafard informou que o veículo de transporte com maior número de registros de acidentes com vítimas são as motocicletas e sem vítimas, os veículos de passeio.
Villas Bôas alerta que o trecho mais perigoso e com maior índice de acidentes é o cruzamento da Rua Capitão José Duarte Nunes com a Rua Abolição, e também os cruzamentos ao longo da Rua Conselheiro Gavião Peixoto.
Os dados da Polícia Militar de Rafard informam ainda que as mulheres são mais cuidadosas no trânsito. “Porém, sabe-se que o maior número de motoristas é do sexo masculino, portanto os homens são os maiores causadores de acidentes de trânsito”, completou o sargento.
A maioria dos acidentes em Rafard acontecem em média até o dia 10 de cada mês e também em dias de chuva, envolvendo em sua maioria, pessoas entre 20 e 40 anos de idade.
Neste ano, a velocidade é tema inédito na semana nacional de trânsito. Indagado sobre o tema, se a velocidade seria um dos maiores motivos dos acidentes em Rafard, o sargento Villas Bôas revelou que principal motivo é a falta de respeito à sinalização de trânsito.
Como comandante da Policia Militar de Rafard, Sr. Acredita que os investimentos na educação no trânsito, por parte dos governos federais, estaduais e municipais tem sido satisfatórios?
O sargento acredita que os investimentos em educação no trânsito, por parte dos governos federais, estaduais e municipais tem sido muito satisfatórios. “Só não temos resultados satisfatórios pela falta de respeito e de educação dos nossos motoristas. A educação vem do berço, vem dos exemplos dos pais. Não é o professor quem educa nossos filhos. A Polícia será a consequência de tudo”, completou.
Finalizando, Villas Bôas pediu aos motoristas, ciclistas e também pedestres, respeito com seus semelhantes. “Respeite a sinalização de trânsito, os pedestres, ciclistas e os animais, não fale ao telefone celular quando estiver dirigindo (principalmente quando passar perto das nossas Viaturas) é uma obrigação de todos.”
A Polícia Militar de Rafard realiza diariamente operações de bloqueio em ruas alternadas visando coibir práticas criminosas e também infrações de trânsito.
“Estamos trabalhando diuturnamente para uma Rafard mais segura principalmente no Trânsito”, garantiu o sargento do grupamento da Polícia Militar da cidade.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?